Autor |
Cruz, Fernanda Guimarães; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4787773002683297; |
Orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Socialização midiatizada: o papel da televisão na recepção de adolescentes de instituições de acolhimento; |
Resumo |
Tendo como objetivo central investigar como se processa, no âmbito da recepção, a socialização midiatizada operada pela televisão em se tratando de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento em Porto Alegre, procuro compreender quais elementos do fluxo televisivo se instituem como matrizes de socialização, bem como quais apropriações, especialmente de valores e princípios morais, os adolescentes fazem do conteúdo televisivo, tendo como mediação desse processo a própria instituição de acolhimento, os grupos de relações e amizades e o habitus. A pesquisa também propõe compreender quais reconfigurações na identidade desses adolescentes são operadas a partir das aprendizagens que se estabelecem na relação desses com a televisão. Para dar conta das especificidades do objeto/problema investigado, trabalhei com os conceitos de midiatização e socialização, e articulei perspectivas teóricas para a compreensão da recepção (recepção, mediações, apropriações, aprendizagens, interação e identidade). Em relação; |
Abstract |
The main aim of this research is investigate the process of the socialization through the media, operated by the television in the scope of the reception by the teenagers who live in institutions of shelter in Porto Alegre. So I try to understand which elements of the television flow if they institute as first of socialization, as well as which appropriations, especially of moral values and principles, the adolescents make of the televising content, having as mediation of this process the proper institution of shelter, the groups of relations and friendships and habitus. The research also tries to show which changes are operated in the teenagers identity through the learning by the television. So, to understand the details of the central problem, I have worked with the concepts of mediatization and socialization, and I have also articulated theoretical perspectives to understand the reception (reception, mediation, appropriations, learnings, interaction and identity).Related to the metodologic strategies,; |
Palavras-chave |
adolescente; assistência social; instituição; socialização; televisão; adolescents; identity; reception; socialization; midiatização; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-03-14; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2616; |
Programa |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; |