RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Edição de fotografia no jornal Zero Hora: entre a produção, a recepção e o produto

Mostrar registro simples

Autor Moraes, Cybeli Almeida;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8553491916847620;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Edição de fotografia no jornal Zero Hora: entre a produção, a recepção e o produto;
Resumo O presente trabalho pretende discutir a edição de fotografia do jornal diário Zero Hora, abordando a produção, a recepção e o produto fotojornalístico como as três instâncias que nos permitem compreender este processo. A partir de um estudo quanti-qualitativo sobre a fotografia na mídia impressa - e também dos aportes em torno dos processos de sentido, das teorias do jornalismo e dos estudos audiovisuais -, a presente pesquisa pretende identificar os “elementos definidores” da natureza e das lógicas do uso da fotografia em Zero Hora, estruturando-se em torno da “crítica” da imagem realizada no box Foto comentada. A partir deste micro-espaço de tensionamento entre foto, edição fotográfica, leitor e jornal, pretende-se perceber para quais direções, no âmbito do sistema fotojornalístico, estas discussões apontam. Entre os movimentos metodológicos realizados, estão as incursões nos campos da recepção e da produção (por meio de entrevistas, observação participante e observação do box Foto comentada), e também a análise de 172 fotografias publicadas em Zero Hora durante o ano de 2005. Como principais aportes teóricos, podemos citar os autores Jorge Pedro Sousa, Susan Sontag, Donis A. Dondis, Nélson Traquina, Mauro Wolf, Roland Barthes, Vilém Flusser, Pepe Baeza, Henri Bergson, Suzana Kilpp e José Luiz Braga, entre outros.;
Abstract The present essay intends to discuss the photography edition of the Zero Hora daily newspaper, approaching the production, the reception and the photojournalistic product as the three instances that allow us to understand this process. Starting from a quanti-qualitative study on the photography in the media printed - and also of the contributions around the sense processes, the journalism theories and the audiovisual studies -, the present research intends to identify the “definer elements” of the nature and logics of the use of the photography in Zero Hora, being structured around the “critic” of the image accomplished in the box Foto comentada. Starting from this tensive space among photography, photographic edition, reader and newspaper, intends to notice for which directions, in the extent of the photojournalistic system, these discussions appear. Among the accomplished methodological movements, are the incursions in the reception and production fields (through interviews, participant observation and observation of the box Foto comentada), and also the analysis of 172 photographs published in Zero Hora during the year of 2005. As main theoretical contributions, we can mention authors Jorge Pedro Sousa, Susan Sontag, Donis A. Dondis, Nélson Traquina, Mauro Wolf, Roland Barthes, Vilém Flusser, Pepe Baeza, Henri Bergson, Suzana Kilpp and José Luiz Braga, among others.;
Palavras-chave edição; fotografia; fotógrafo; imagem; Zero Hora; fotojornalismo; journalism; photography; photojournalism; edition;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-03-26;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2612;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística