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Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público

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Autor Casali, Caroline;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0039985271324456;
Orientador Duarte, Elizabeth Bastos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3200128190656063;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público;
Resumo A segmentação do público constitui-se em uma ferramenta para a manutenção da mídia impressa revista no mercado mundializado e funciona como aparato para que esse tipo de publicação acompanhe as mudanças de seu leitor e atualize-o. Nessa dinâmica de segmentação, a maior parte dos periódicos funda-se na divisão por gêneros – feminino e masculino. A presente dissertação tem como meta a investigação da relação que a revista segmentada por gênero propõe ao leitor, através do exame das estratégias discursivas e configurações expressivas de que ela se utiliza no processo de atribuição de valores concernentes ao segmento de público que pretende atingir. Para tanto, o trabalho focaliza o tratamento do tema relacionamento entre homem e mulher nas revistas femininas Nova e Malu e nas masculinas Vip e PHT, utilizando uma metodologia fundada na semiótica discursiva (Greimas), articulada com a noção de mito barthesiano e com a classificação de variações enunciativas proposta por Verón. Os resultados desta pesquisa demonstr;
Abstract Public segmentation has become a tool to managing printed-media magazine in the global market. It works as an apparatus for this sort of publication to follow the changes of its readers and be updated. Under this segmentation dynamics, most periodicals are based in gender division - feminine and masculine. This dissertation aims at investigating the relationship the public-segmented magazine presents the reader through the analysis of discursive strategies and expressive features used in the process of attributing values regarding the segment of the public targeted at. To do so, the work focuses the treatment given to the thematic of relationship between man and woman in the feminine magazines Nova and Malu and the masculine Vip and PHT, through an analysis method based on Greima’s discursive semiotics, articulated to the notion of Barthesian myth and the Verón’s classification of enunciative variations. The results show basically that the two masculine periodicals use very similar discursive strategies and e;
Palavras-chave configuração discursiva; discursive configuration; gender; gênero; public segmentation; segmentação do leitor; magazine; revistas; discursive configuration; gender; public segmentation; magazine;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-04-19;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2600;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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