Autor |
Flores, Cristiane Barasuol; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4835567805256132; |
Orientador |
Zilles, Ana Maria Stahl; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2889678029210552; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo propor uma ação pedagógica interdisciplinar integrada a um projeto de leitura para a 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Os dados obtidos através de registros de observações- participantes de reuniões pedagógicas, reuniões individuais com a coordenação e conversas informais com professores, articulados com documentos da escola, e com a resposta dos professores à apresentação da proposta sugerem que a escola apresenta aspectos favoráveis para o trabalho interdisciplinar, assim como algumas limitações para que ele aconteça na prática. A proposta de ação pedagógica busca detalhar atividades de um projeto interdisciplinar, com o apoio de referenciais teóricos para que a interdisciplinaridade aconteça na prática.; |
Abstract |
The aim of this study is to propose an interdisciplinary educational action integrated to a reading project for the 5th grade of an elementary school that is part of the municipal public school system in Caxias do Sul. The data were obtained from observation recordings in pedagogical meetings, individual meetings with the pedagogical coordinator, and informal conversations among teachers. The data have been further related to some school documents and the response by the teachers to the proposal presented. The findings suggest that the school shows some positive aspects towards interdisciplinary work, as well as some limitations that prevent it from happening adequately. The proposed action aims to detail educational activities of an interdisciplinary project with the support of a theoretical background in order to create conditions for actual interdisciplinary.; |
Palavras-chave |
gêneros textuais; interdisciplinaridade; pedagogia de projetos; interdisciplinary; text genres; project approach; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-03-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2588; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |