Autor |
Ignacio, Simone de Azevedo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4008880557653887; |
Orientador |
Lima, Marília dos Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9415114271961678; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Não se pode mudar aquilo que não se conhece”: uma reflexão sobre crenças de professoras de língua inglesa; |
Resumo |
As crenças, tanto de alunos quanto de professores, são um aspecto dentro do ensino-aprendizagem de língua estrangeira que vem sendo revisto por vários pesquisadores. Elas constituiriam a atitude de quem reconhece como verdadeira uma proposição. Esta pesquisa, pressupondo que os educadores possuem suas crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa, tem como objetivo observar as percepções de três professoras de língua estrangeira sobre suas práticas em sala de aula, assim como refletir sobre as intenções, decisões, ações e as dificuldades que tangem o processo de construção do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo com as três titulares de um curso livre de idiomas, em suas turmas de adolescentes de nível intermediário. Por meio de uma triangulação de informações obtidas através de entrevista semiestruturada, da observação de quatro horas em sala de aula e sessão de visionamento com as professoras, foram obtidos os dados para análise. Princípios sociointeracionais orient; |
Palavras-chave |
crenças; língua estrangeira; princípios sociointeracionais; professoras; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-07-08; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2583; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |