Autor |
Quadros, Andréia Vielmo de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7966162894953803; |
Orientador |
Fraga, Dinorá Moraes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2667993955051940; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Interatividade na produção e manutenção de um site educacional; |
Resumo |
Este trabalho tem por objetivos estudar o contexto de produção de linguagem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em uma situação particular de uso e manutenção de um site educacional, levantando implicações sobre o ensino e aprendizagem nessa situação; analisar e discutir as ações tecnológicas dos alunos, ou interatividade, num ambiente informatizado, visando teorizar sobre o contexto informatizado de produção de linguagem, a partir da delimitação das ações tecnológicas do aluno nesse contexto. Como teorias para o estudo estão a ação na perspectiva de Paul Ricoeur (1988 e 1991) e Jean-Paul Bronckart (1999); o contexto de produção de linguagem segundo Bronckart (2006) e o conceito de desenvolvimento, trabalhado por Vygotsky (1988 e 1994), priorizando a zona de desenvolvimento proximal. A pesquisa foi delimitada a oficinas para desenvolvimento de um site educacional, realizadas pela pesquisadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Doutor Alfredo Bemfica Filho na cidade de Novo Hamburg; |
Palavras-chave |
site educacional; teoria da ação; interatividade; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-01-15; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2579; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |