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Do prescrito ao realizado: as demandas interacionais das ligações para o Disque Saúde da Mulher e sua relação com as instâncias de prescrição do trabalho de atender

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Autor Souza, Joseane de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5385865437850023;
Orientador Ostermann, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8555609827722273;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do prescrito ao realizado: as demandas interacionais das ligações para o Disque Saúde da Mulher e sua relação com as instâncias de prescrição do trabalho de atender;
Resumo Este estudo deriva de um projeto de pesquisa maior que verifica como se dão as interações entre atendentes do Disque Saúde e mulheres que buscam o serviço. Esse projeto maior, bem como o presente estudo, é realizado através da perspectiva teórico-analítica da Análise da Conversa (Sacks, 1992; Schegloff, 2007). Os dados constituem 126 interações gravadas em áudio durante duas semanas de incursão na Ouvidoria do SUS em Brasília, onde se localiza a Central de Atendimento do Disque Saúde, e informações sobre o contexto de trabalho da instituição, coletadas ao longo de um ano. As interações gravadas em áudio foram transcritas e revisadas seguindo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). O foco específico desta dissertação é descrever e discutir dois momentos na interação entre mulheres e atendentes do Disque Saúde: I) o momento da construção do entendimento do que seja a solicitação da usuária, ou seja, o motivo da ligação – que acontece via formu;
Abstract This study derives from a larger research project that verifies how the interactions between the Disque Saúde call takers and women that seek the service occur. This larger project, as well as the present study, is performed through the theoretical-analytical perspective of Conversation Analysis. The data comprise 126 audio-recorded interactions during a two-week incursion at the SUS information center in Brasília, where the Disque Saúde call center is located, and data about the institution’s working context, collected throughout the period of one year. The recorded interactions were transcribed and revised according to conventions proposed by Jefferson (1984), translated and adapted by Schnack, Pisoni and Ostermann (2005). The main focus of this paper is to describe and discuss two moments in the interactions between the callers and the call takers of Disque Saúde: I) the moment of construction of the understanding of what the callers’ request might be, that is, the reason for the call – which happens via;
Palavras-chave Disque Saúde; interação - atendentes - pacientes; interaction;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-03-09;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2571;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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