Autor |
Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6011730968475043; |
Orientador |
Guimarães, Ana Maria de Mattos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento; |
Resumo |
Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das pala; |
Abstract |
This study is about the process of the written language, taken as a literacy (alfabetização) and as a literacy (letramento) process. This is done by following the work of two groups of 1st grades, by interviews, and informal speeches with the teachers of these groups of students. The difference between literacy (alfabetização) and literacy (letramento) is defined by the definitions of Soares (2001), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998) and Cardoso (2002). For a better understanding of the setting and the participants, it is done a description of the educational environment, of the teachers educational background, of the level of students parents literacy (letramento) and also the analysis of the teachers performance on their work. There were collected texts to analyse the way the children have constructed their writing by doing activities within the classroom environment, throughout a year. In such case, it was possible to follow the construction of th; |
Palavras-chave |
agir docente; construção da escrita; letramento; alfabetização; literacy; teacher’s performance; written language; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-03-15; |
Agência de fomento |
Fundação Universitária para Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |