Autor |
Damasceno, Vanessa Doumid; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5548485938932287; |
Orientador |
Fraga, Dinorá Moraes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2667993955051940; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O jogo digital nos processos de ensino aprendizagem de língua portuguesa: um estudo através das seqüências narrativas; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo principal apresentar o jogo num ambiente digital, possibilitando o ensino-aprendizagem de língua portuguesa através da narrativa.O trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresento o jogo e, em especial, o jogo em ambiente digital. No segundo capítulo exploro o jogo digital como um Hipergênero. No terceiro capítulo apresento o jogo em seu contexto de produção. No quarto capítulo são abordadas as estruturas de narrativas através de modelos teóricos dos autores selecionados e são analisadas as narrativas criadas pelos alunos durante o jogo de RPG no ambiente escolar.
As histórias criadas pelos alunos confirmaram as hipóteses do estudo. Elas se mostraram úteis à compreensão das práticas lingüísticas digitais ao contribuírem para a compreensão das narrativas não lineares,entendidas como estruturas complexas; |
Abstract |
This study’s main objective is to present the game in a digital environment, in order to make possible the learning of the Portuguese language through narrative. The work is divided into four chapters. In the first chapter, the game, and especially the game in a digital environment, is presented. In the second chapter, I explore the game as a “hyper-genre”. In the third chapter I show the game in its production context. In the fourth chapter and last chapter I explore the narrative structures through the theoretical models of the selected authors and analyze the narratives created by the students during the RPG game in school environment. The stories created by the students confirm the study’s hypothesis. They proved to be useful for the understanding of the digital linguistic practices by contributing for the understanding of the non-linear narratives considered as complex structures; |
Palavras-chave |
ensino aprendizagem; língua materna; seqüências narrativas; jogo de RPG; narrative sequences; teaching of portuguese; eletronic games; first language; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-05-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2553; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |