RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira

Mostrar registro simples

Autor Brock, Maria Paula Seibel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3918352297620159;
Orientador Simões, Luciene Juliano;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5317492380452357;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira;
Resumo Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade;
Abstract This study investigated the relation between motivation and English language learning in the high school, in the Brazilian private teaching context. The methodology applied in the development of the study was based on a qualitative-interpretative approach. After the data analysis, it became evident that motivation is considered relevant for students and their close relatives, participants of the study, only in the external environment of the classroom. The motivation presented in the researched school context is limited to the demanding of each subject and focus on the school objectives. The initial classification of motivated students became totally deprived of its characteristics due to the situations experienced in that context;
Palavras-chave língua inglesa; motivação; aprendizagem de línguas; english language; language learning; motivation;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-05-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística