Autor |
Kieling, Alexandre Schirmer; |
Lattes do autor |
Última atualização do currículo em 08/12/2009; |
Orientador |
Henn, Ronaldo César; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5890836961761762; |
Co-orientador |
Duarte,Elizabeth Bastos; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/3200128190656063; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Televisão: a presença do telespectador na configuração discursiva da interatividadenos programas de informação - a experiência do fantástico; |
Resumo |
A materialidade da convergência de mídias decorrente da digitalização dos suportes de produção e dos meios de distribuição de conteúdos vem configurando novas dinâmicas, tanto nas relações entre produtores e receptores quanto nos textos que desta resultam. Nosso trabalho de pesquisa e reflexão postula que essas dinâmicas configuram uma ambiência onde as lógicas dos sistemas aberto e fechado operam em interdependência e na qual se constitui o espaço que denominamos de midiosfera. Entende-se esse lugar como uma esfera de produção, publicação e consumo em que os sujeitos da comunicação compartilham textos, constroem discursos, portanto produzem sentidos que articulam bens simbólicos. Um lugar diverso do espaço público real, mas que, pela sua dinâmica e pelas interações que experimenta, mostra-se capaz de configurar realidades e mundos discursivos que lhe são interiores e, por outro lado, ganham a dimensão de espaço público virtual. Verificamos tal postulado à luz das experiências interativas vivenciadas no progr; |
Abstract |
The materiality of the convergence of media due to digitalization processes of the production and content distribution means stands have configured new dynamics, both in the relationship between producers and receptors and in the texts which result from it. Our research study claims that these dynamics configure an ambience in which the logics of the open and closed systems operate interdependently and in which the space we define as „mediasphere‟ is constituted. This space is understood as a production, publication and consumer place in which the subjects of communication share texts and construct discourses, thus producing meanings which articulate symbolic goods. Despite being distinct from the real audience, this space proves to be able to configure realities and discursive worlds which are intrinsic to it and which, on the other hand, are characterized as a virtual public space, due to its dynamic and to the interactions it experiences. We verified our claim in the light of the interactive experien; |
Palavras-chave |
ambiência; gêneros; interação; interatividade; digitalização da TV; ambience; genre; interaction; interactivity; digitalization of TV; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-11-13; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2534; |
Programa |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; |