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Estratégias de midiatização das drogas: Estudo de uma campanha de prevenção às drogas promovida pela CTDIA

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Autor Chagas, Arnaldo Toni Sousa das;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5818359351464976;
Orientador Neto, Antonio Fausto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias de midiatização das drogas: Estudo de uma campanha de prevenção às drogas promovida pela CTDIA;
Resumo Nesta tese nos propomos investigar a midiatização do fenômeno das drogas através de uma ampla campanha de prevenção desenvolvida pela ONG CTDia e pela agência de publicidade OpusMúltipla. O foco da pesquisa examina as estratégias e operações desenvolvidas, procurando chamar atenção para a natureza complexa da campanha, ao tomar como referências vários campos sociais, principalmente, operações midiáticas. A problemática das drogas, sob forma de uma campanha, é vista nesta tese como um fenômeno amplo, complexo e multifacetado, chamando atenção para uma estratégia que é desenvolvida por campos não midiáticos, levando em conta a existência e o funcionamento da midiatização. Propomos-nos, assim, saber por que uma área tão sólida, que trata das drogas produz um manejo estratégico de uma campanha, com auxilio de operações midiáticas, sendo contaminada pela sua lógica para fazer um ponto de vista se tornar público. As ações preventivas contra o uso de drogas existem há décadas, enquanto que, paradoxalmente, seu consu;
Abstract This thesis proposes itself to investigate the mediatization of the drugs phenomenon through an ample prevention campaign developed by the NGO CTDia and by the publicity agency OpusMultipla. The focus of this research examines the strategies and operations developed, aiming for the complex nature of the campaign as it takes as references from several social fields, mainly mediatic operations. The drugs problematic, under the shape of a campaign, is seen in this thesis as an ample, complex and multifaceted phenomenon, calling attention for a strategy that is developed by non-mediatic fields, taking into account the existence and functioning of mediatization. We propose so, to know why such a solid area that deals with drugs produces a strategic handling of a campaign, with aid of mediatic operations, being contaminated by its logic in making a point of view become public. The preventive actions against drug use have existed for decades, whereas, paradoxally, its consumption increases every year. Therefore, we;
Palavras-chave campanha publicitária; drogas; estratégias; ideologias; sentidos; midiatização; drugs; ideologies; publicity campaign; senses; strategies; mediatization;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2009-03-30;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2525;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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