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Ambiencias comunicacionais e vivências midiáticas digitais: conexões e sentidos entre espacialidades pessoais, arquitetônicas e digitais: um estudo da experiência dos internautas em telecentros de acesso público gratuito dos projetos Paranavegar e Faróis do Saber – Curitiba (PR)

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Autor Lacerda, Juciano de Sousa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9310055597414010;
Orientador Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Ambiencias comunicacionais e vivências midiáticas digitais: conexões e sentidos entre espacialidades pessoais, arquitetônicas e digitais: um estudo da experiência dos internautas em telecentros de acesso público gratuito dos projetos Paranavegar e Faróis do Saber – Curitiba (PR);
Resumo Esta pesquisa se propôs a descrever e interpretar a ambiência midiático-comunicacional dos telecentros de acesso público e gratuito e as vivências midiáticas digitais de internautas participantes das experiências de inclusão digital dos projetos Faróis do Saber, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e Paranavegar, do Governo Estadual do Paraná. A ambiência midiático-comunicacional e as vivências midiáticas digitais foram caracterizadas a partir das significações produzidas pelos internautas na vivência cotidiana das condições materiais e simbólicas que constituíam os espaços de telecentros. Definimos como recorte empírico duas experiências de inclusão digital, uma municipal e outra estadual, por ambas serem definidas como projetos de inclusão digital de iniciativa pública, no panorama latino-americano da Sociedade da Informação. O primeiro movimento foi a caracterização da ambiência midiático-comunicacional a partir das relações construídas entre as espacialidades pessoais, física e digital nos telecentros obs;
Abstract This investigation seted out to describe and to interpret the mediatic-communicational ambiency of the telecenters of public and gratuitous access and the digital mediatics experiences of the participant internauts in experiences of digital inclusion of the Faróis do Saber Project, of the Municipal Government of Curitiba, and Paranavegar Project, of the Government of the Province of Parana. The mediatic-communicational ambience and the digital mediatic experiences were characterized from the meanings produced by the internauts in their daily experience of the material and symbolic conditions that constituted the spaces of telecenters. We define as empirical clipping two experiences of digital inclusion, one municipal theatre and another state one, for both to be definite as projects of digital inclusion of public initiative, in the Latin American panorama of the Society of the Information. The first movement was the one to characterize the mediatic-communicational ambience from the relations constructed betwe;
Palavras-chave inclusão digital; midiatização digital; processos socioculturais; telecentros; ambiência midiático-comunicacional; digital mediation; digital inclusion; telecenters; mediatic-communicational ambiency; sociocultural processes;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2008-03-28;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2511;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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