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A midiatização do social: Globo e Criança Esperança tematizando a realidade brasileira

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Autor Gomes, Ana Ângela Farias;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0832487473633507;
Orientador Bentz, Ione Maria Ghislene;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A midiatização do social: Globo e Criança Esperança tematizando a realidade brasileira;
Resumo Trata-se de pesquisa que, tendo por base a teoria sistêmica, analisa as internvenções televisivas na área social, em específico aquelas realizadas por meio do Criança Esperança, operador institucional da Rede Globo de Televisão. São analisados os períodos de campanha relativos aos anos de 2005 e 2006, sendo foco pontos da programação tradicionalmente classificados como inserções publicitárias, telejornalísticos e programas de entretenimento. Tal processo de análise discursiva ajuda na compreensão sobre os modos como contemporaneamente o televisivo se constitui um sistema social autônomo. A partir disso, compreender como a sociedade se tem hoje representada por meio do sistema midiático no caso, pela televisão. O pensamento de Luhmann auxilia na compreensão de toda essa engrenagem midiática, auxiliando principalmente com os conceitos de tematização e acoplamento estrutural, visto que o social tematizado pela Globo ocorre graças a processos de acoplamento entre Globo e outras instâncias da sociedade, tendo dest;
Abstract The present research, based on the systemic theory, analyzes television interventions in the social field, in particular those presented through the Criança Esperança, Rede Globo de Televisão´s main institutional representation. The analysis focuses on the advertisements, newscasts and entertainment programs shown during the campaigns of 2005 and 2006. Such process of discourse analysis helps understand how contemporary television constitutes today an autonomous social system and sheds light on how present day society is represented through media – in this particular case, through television. Luhmann´s thinking about theme setting and structural coupling helps understand the complexities of the media machinery in a context where social themes are presented through a process of “joining together” between Globo and other institutions – in particular third sector institutions. This process results in the mediatization of social themes, and happens in a time when the preponderance of media gives individuals, syst;
Palavras-chave televisão; tematização; teoria sistêmica; midiatização; systemic theory; television; theme setting; mediatization;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2007-08-20;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2508;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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