Resumo:
Em Porto Alegre, mais precisamente, na Restinga, um bairro com quarenta anos de história e resistência à visibilidade social e midiática pelo confinamento, visualiza-se um segmento das minorias – os jovens, produtores e gestores de mídias em ‘estados mistos’, em especial, audiovisuais comunitários – e seus modos de criar alianças e coletivos de comunicação periférica. Esses coletivos, entre outras ações, participam, propõem e realizam oficinas de mídias audiovisuais.
As histórias de vida dos jovens da Restinga, suas in(ter)venções e produções audiovisuais aqui são analisadas na relação com intercessores e acontecimentos que investem no desejo de ‘outras visibilidades’ desde as experimentações com o teatro, as proposições do Projeto de Descentralização da Cultura (comissão de cultura, oficinas de cinema e vídeo, entre outras), a criação e atuação da rádio comunitária, a implementação de um Estúdio Multimeios, a criação do Fórum de Educação da Restinga e do Extremo Sul, o Festival Cineesquemanovo, sem esquecer