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Autor Pires Júnior, José Homero de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3414838779021557;
Orientador Duarte, Elizabeth Bastos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3200128190656063;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A temporalidade do texto anunciativo televisivo (TAT);
Resumo A tese estuda o Texto Anunciativo Televisivo (TAT) – texto dos intervalos na programação da TV – para experimentar a hipótese de que o tempo interno discursivo funciona como fator de sensibilização passional a serviço do convencimento inerente aos processos comunicacionais. O objetivo principal do estudo é realizar uma análise do tempo interno do discurso, com base em categorias temporais semióticas: os tempos cronológico, rítmico, mnésico e cinemático. O quadro teórico-metodológico da tese se encontra na semiótica da Escola de Paris (semiótica greimasiana), base em que se analisam os textos televisivos na perspectiva comunicacional midiática em conformidade com as noções de narratividade, temporalidade e passionalidade. Orientando-se por esse foco definido, em sua maior extensão, a tese reflete ainda sobre o objeto da comunicação, em perspectiva epistemológica, e sobre outras perspectivas teóricas pertinentes ao objeto empírico (TAT). As conclusões do estudo apontam para o rendimento heurístico da hipótese d;
Abstract The thesis studies the television advertising text (TAT), texts in commercial breaks on TV, seeking to try out the hypothesis that the internal time of discourse works as a factor of passionate sensitivization on behalf of the persuasion that is inherent in the communicational processes. The main goal of this study is to carry out an analysis of the discourse internal time, based on semiotics time categories: chronological, rhythmic, mnesic, Kinematic time. The theoretical-methodological framework of the thesis lies on the semiotics of the School of Paris (greimasian semiotics). On such basis, television texts are analyzed within the media communicational perspective in accordance with the notions of narrative, time and passionateness. Guided mostly by this definite focus, the thesis also reflects about the object of communication in epistemological perspective and about other theoretical perspectives pertaining to the empirical object (television advertising text). The conclusions point to the heuristic p;
Palavras-chave análise audiovisual; narrativa; semiótica; tempo interno discursivo; texto televisivo; mídia; audiovisual analisys; discourse internal time; narrative; semiotics; television text; media;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2006-05-09;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2503;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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