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Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação

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Autor Leite, Sandra Nunes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2290322414635940;
Orientador Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação;
Resumo A tese propõe uma análise sobre as interações entre laboratório científico e seu contexto social, focalizando os processos midiáticos na produção de inovações tecnológicas. Dada a multiplicidade de agentes envolvidos na trajetória da inovação, identificados no estudo de caso, pretende mostrar que o processo da invenção requer modos diferenciados de interações comunicacionais para que o deslocamento do laboratório para a sociedade possa transformar o invento em inovação. Desta forma, desenha o espaço social da inovação tecnológica, oriunda de pesquisas químicas e farmacológicas, permeada por aspectos culturais, políticos, simbólicos e midiáticos. Inspirada pela indagação de como as interações se realizam na disputa de sentidos e interesses da inovação, a tese tenciona verificar como a comunicação midiática agiu neste espaço e o que os aspectos midiáticos fazem do invento científico. A análise chega à conclusão de que o laboratório necessita constituir sua invenção científica num espaço de invenção social, onde;
Abstract The thesis proposes an analysis about the interaction between the scientific laboratory and its social context by focusing on the media processes that take place in the production of technological innovations. Due to the multiplicity of agents involved in the course of innovation, which are identified in the study case, this thesis intends to show that the invention process requires differentiated ways of communicational interactions so that the relocation from laboratory to society may transform the invention into innovation. Thus, it designs the social space of the technological innovation that comes from chemical and pharmacological researches, and which is permeated into cultural, political, symbolic and media aspects. Inspired by the wondering of how interactions take place in the dispute of innovation meanings and interests, the thesis intends to verify how media communication has acted in such space and what media aspects do to scientific invention. The analysis comes to the conclusion that the laborat;
Palavras-chave campos sociais; espaço social; inovação; processos midiáticos; innovation; social fields; social space; media processes;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2006-05-25;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2501;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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