RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Método para posicionamento estratégico sustentável no desenvolvimento de um novo produto

Mostrar registro simples

Autor Lima, Rodrigo Costa de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5747176335339876;
Orientador Vaccaro, Guilherme Luis Roehe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3189069617286709;
Co-orientador Moraes,Carlos Alberto Mendes;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2076544554717764;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Método para posicionamento estratégico sustentável no desenvolvimento de um novo produto;
Resumo Embasada em conceitos de Sustentabilidade, Análise de Ciclo de Vida (ACV) e elementos financeiros, esta dissertação propõe uma matriz de posicionamento estratégico de produto e um método para a sua aplicação. A Matriz de Posicionamento Estratégico Sustentável (MPESus) destina-se a analisar os impactos ambientais e financeiros de um ou mais produtos, considerando sua cadeia produtiva, permitindo comparar desempenhos e formular estratégias de ação. O método de pesquisa empregado apresenta quatro fases: a primeira explora a literatura para alicerçar a pesquisa com elementos relevantes ao objetivo proposto; a segunda fase propõe a matriz e o método de trabalho; a terceira fase aplica as propostas em um contexto real de desenvolvimento de produto, fruto de um projeto desenvolvido na universidade à qual o pesquisador está vinculado; essa aplicação permite a quarta fase, que analisa o método proposto e discute seus resultados no contexto onde foi aplicado. A matriz apresentada é sustentada por três pilares: o impact;
Abstract Based on concepts of Sustainability, Life Cycle Assessment (LCA) and financial factors, this paper proposes an array of strategic positioning of product and a method for its implementation. The Sustainable Strategic Positioning Matrix (MPESus) is intended to analyze the environmental and financial impacts of one or more products, considering its supply chain, allowing to compare performance and formulate strategies for action. The research method employed has four phases: the first explores the literature underpinning the research evidence relevant to the proposed objective, the second phase proposes the array and method of work, the third phase implements the proposals in a real context of product development , the result of a project developed at the university to which the researcher is bound, this application enables the fourth stage, which analyzes the proposed method and discusses its results in the context where it was applied. The matrix presented is supported by three pillars: the environmental impac;
Palavras-chave análise de ciclo de vida; sustentabilidade; matriz de posicionamento estratégico sustentável; life cycle assessment; sustainability; strategic positioning matrix sustainable;
Área(s) do conhecimento Engenharias;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-08-23;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2363;
Programa Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística