RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégias competitivas na captação de eventos: estudo de caso do Gramado, Canela e Região das Hortências Convention & Visitors Bureau

Mostrar registro simples

Autor Bueno, Rita Helena Halfen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8524851063548913;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias competitivas na captação de eventos: estudo de caso do Gramado, Canela e Região das Hortências Convention & Visitors Bureau;
Resumo O turismo de eventos é um mercado próspero, que caminha celeremente para sua consolidação dentro da economia. Contudo, o segmento apresenta características competitivas devido à diversidade de oferta de destinos que desejam sediar eventos. Com o advento da globalização que transpõe as fronteiras e direciona as atividades produtivas a novas dinâmicas espaciais, surgem diferentes oportunidades de competição. Neste sentido, os Convention & Visitors Bureaux são alternativas para aumentar o fluxo turístico em determinada região visando o seu desenvolvimento sustentável. A lógica da formação de rede pode ser percebida, através da união dos esforços das empresas e associações do trade turístico, entidades dos setores produtivos da indústria, do comércio e serviços, entidades governamentais, etc. para a captação de eventos. A atuação dos Convention &Visitors Bureaux em determinada região está refletida na eficiência das estratégias competitivas que ele adota ao perceber as ações da concorrência e pela estabilidade do;
Abstract The tourism of events is a high-increasing market that is making a fast consolidation in economics. However, this segment presents competitive characteristics due to the diversity of destinations that want to held an event. Since the advent of globalization, which goes beyond frontiers and direct productive activities to new spacial dynamics, there comes different opportunities for competition. This way, the Convention & Visitors Bureau are alternative in order to raise the tourism flow in specific regions looking at its sustainable development. The logic of the net creation can be seen through the union of efforts of companies and associations of the touristic trade, entities from the productive segment of industry, commerce and services, government entities, etc in order to capture more events. The acting of the Convention & Visitors Bureau in a specific region is reflected on the efficiency of competitive strategies it adopts when realizing the moves made by the competition and the socio-economical evironm;
Palavras-chave cinco forças de Porter; convention & visitors bureau; estratégias competitivas; turismo de eventos; competitive strategies; five powers from Porter; turism of events;
Área(s) do conhecimento Engenharias;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-09-03;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2332;
Programa Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística