Autor |
Levis, Darci; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8768153197150492; |
Orientador |
Barbosa, Jorge Luis Victoria; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6754464380129137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua; PeLeP pervaise learning profile; |
Resumo |
A computação ubíqua traz várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desfio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da aprendizagem ubíqua, a criação de um Perfil de Aprendiz, que una suas localizações, interesses e informações referentes a seu estudo torna-se importante. A dissertação apresenta o PeLeP-Pervasive Learning Profile, queconsiste em um modelo de aprendiz voltado para sistemas de suporte à aprendizagem ubíqua. O objetivo do PeLeP-Pervasive é possibilitar que aplicações educacionais possam explorar o ensino e a aprendizagem ubíquos, baseando-se em um perfil organizado em categorias que contém informações da vida cotidiana do aprendiz. O perfil do aprendiz no PeLeP é refinado e enriquecido através de inferências. estas, são baseadas na mobilidade do aprendiz por contexto, pelas tarefas que ele executa nos mesmos dentro de um ambiente de computação ubíqua.; |
Abstract |
The ubiquitous computing brings several potentialities for the processes of teaching and learning. Of the educational point of view, the callenge it is the creation of an environment of mobile learning that provides resources adapted for the learner. In the scenario of the learning ubiquitous, the creation of a Learner Profile, that unites yours locations, interests and referring information its study he/she becomes important. This dissertation presents PeLeP – Pervasive Learning Profile, which consists in a learner profile model oriented to ubiquitous learning systems. PeLeP aims to let applications explore ubiquitous education and learning through user profiles organized by categories containing information about that learner’s daily life. Learner profiles in PeLeP are defined and enriched through inferences. These inferences are based on several factors, such as learner’s mobility between contexts, and the tasks he executes in each of them while inside a ubiquitous computing environment; |
Palavras-chave |
aprendizagem ubíqua; computação ubíqua; computação móvel; learning objects; learning styles; mobile computing; ubiquitous computer; ubiquitous learning; ubiquitous education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Exatas e da Terra; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-02-22; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2249; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |