Autor |
Oliveira, Luiz Felipe de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1765439576188862; |
Orientador |
Antunes Júnior, José Antônio Valle; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2828871234344046; |
Co-orientador |
Milan, Gabriel Sperandio; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/1063672354605352; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Logística de distribuição: um framework para a implementação de soluções satisfatórias na perspectiva do serviço ao cliente em cooperativas agroindustriais; |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo geral propor um framework para contribuir com a efetividade do serviço ao cliente prestado pelas cooperativas agroindustriais por meio de soluções satisfatórias em sua logística de distribuição. A logística de distribuição e a satisfação do cliente são temas amplamente discutidos na literatura, entretanto, a aplicação específica ao contexto das cooperativas permanece pouco explorada, conferindo relevância à pesquisa, uma vez que não há uma estrutura que relacione requisitos dos clientes, dimensões competitivas com teorias e sistemas produção. Para a realização, utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR) que permite a construção de artefatos que interagem com o ambiente real. A coleta de dados envolveu diferentes atores da cadeia logística os quais são gestores de cooperativas agroindustriais, a fim de compreender as principais dificuldades e necessidades relacionadas ao serviço ao cliente na logística de distribuição. Além disso, como etapa de validação, o framework foi submetido à validação de um grupo focal, composto por professores e especialistas, que forneceram contribuições para o refinamento do modelo. O artefato final projeta uma abordagem baseada na sinergia entre métodos derivados de teorias e sistemas, incluindo a Teoria das Restrições (TOC), o Sistema Toyota de Produção (STP), o Total Productive Maintenance (TPM) e o World Class Manufacturing (WCM) com intuito de alcançar a satisfação do cliente por meio dos requisitos desejados pelos clientes na logística de distribuição. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se a importância da estruturação de um modelo que integre indicadores de desempenho e o SLA (Service Level Agreement) como uma espécie de ‘acordo’ servindo para externalizar o que o cliente deseja. Por fim, o desenvolvimento do artefato oferece uma estrutura para que os gestores das cooperativas possam atingir a satisfação do cliente e o que é necessário ser considerado para chegar neste determinado objetivo através da utilização das soluções satisfatórias.; |
Abstract |
The general objective of this work is to propose a framework to contribute to the effectiveness of customer service provided by agro-industrial cooperatives through satisfactory solutions in their distribution logistics. Distribution logistics and customer satisfaction are topics widely discussed in the literature; however, their specific application to the context of cooperatives remains little explored, giving relevance to the research, since there is no structure that relates customer requirements, competitive dimensions with theories and production systems. To carry out the study, the Design Science Research (DSR) methodology was used, which allows the construction of artifacts that interact with the real environment. Data collection involved different actors in the logistics chain who are managers of agro-industrial cooperatives, in order to understand the main difficulties and needs related to customer service in distribution logistics. In addition, as a validation step, the framework was submitted to validation by a focus group, composed of professors and experts, who provided contributions to the refinement of the model. The final artifact projects an approach based on the synergy between methods derived from theories and systems, including the Theory of Constraints (TOC), the Toyota Production System (TPS), Total Productive Maintenance (TPM) and World Class Manufacturing (WCM) with the aim of achieving customer satisfaction through the requirements desired by customers in distribution logistics. Among the main results found, the importance of structuring a model that integrates performance indicators and the SLA (Service Level Agreement) as a type of ‘agreement’ serving to externalize what the customer wants stands out. Finally, the development of the artifact offers a structure so that cooperative managers can achieve customer satisfaction and what needs to be considered to reach this specific objective through the use of satisfactory solutions.; |
Palavras-chave |
Logística de distribuição; Service Level Agreement (SLA); Serviço ao cliente; Satisfação de clientes; Cooperativas agroindustriais; Design Science Research (DSR); Outbound logistics; Service Level Agreement (SLA); Customer service; Customer satisfaction; Agro-industrial cooperatives; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-14; |
Agência de fomento |
SESCOOP-RS; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13609; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |