RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A responsabilidade social como meio de legitimação em clubes brasileiros de futebol

Mostrar registro simples

Autor Benin, Maicon Manoel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3110044252491299;
Orientador Diehl, Carlos Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1642575921779245;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A responsabilidade social como meio de legitimação em clubes brasileiros de futebol;
Resumo O setor do esporte em geral e o futebol em específico vêm cada vez mais chamando a atenção, não apenas como fonte de lazer, mas também como negócio e veículo de transformação social, levantando a importância de temas como Governança e Responsabilidade Social nessas organizações. Esta pesquisa tem por objetivo determinar como práticas de responsabilidade social, influenciadas pelos mecanismos de governança, são utilizadas para a legitimação em clubes de futebol. A análise apoia-se na Teoria da Legitimidade e considera que essas organizações poderiam se fazer valer da relevância social que possuem e divulgar práticas de responsabilidade social como meio de legitimação perante a comunidade onde atuam, sendo essa relação moderada pelo uso de mecanismos de governança. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O corpus da pesquisa foi composto por extratos de entrevistas realizadas com dirigentes e executivos esportivos e de documentos relacionados à clubes de futebol ou organizações esportivas associativas. As evidências foram analisadas por meio da técnica de Análise de Discurso. Os efeitos dos sentidos analisados permitiram determinar que as práticas de responsabilidade social são utilizadas como componentes para a busca, manutenção ou recuperação de legitimidade pragmática. Esse processo acaba tornando essas práticas muito mais instrumentais, como parte de um sistema de trocas entre clubes e sociedade, do que algo institucionalizado e prioritário para essas organizações. Identificou-se também que os mecanismos de governança interveem nessa relação, seja facilitando o uso instrumental das práticas de responsabilidade social, devido à falta de mecanismos amplos de decisão e supervisão, seja como incentivador do uso dessas práticas como um compromisso social genuíno e de boa governança. Assim, esta pesquisa contribui para o entendimento do papel da governança e da responsabilidade social em organizações esportivas, analisando-as de forma conjunta e explorando as nuances existentes nos sentidos que compõem suas complexas motivações e relações.;
Abstract The sports sector, in general, and football, in particular, have been increasingly attracting attention, not only as a source of leisure but also as a business and vehicle for social transformation, raising the importance of topics such as Governance and Social Responsibility in these organizations. This research aims to determine how social responsibility practices, influenced by governance mechanisms, are used for legitimacy in football clubs. The analysis is based on the Legitimacy Theory, which considers that these organizations could use their social relevance and disseminate social responsibility practices as a means of legitimacy before the community where they operate, with this relationship moderated by the use of governance mechanisms. The research adopts a qualitative approach of an exploratory nature. The corpus of the research was composed of excerpts from interviews conducted with sports directors and executives and documents related to football clubs or associative sports organizations. The evidence was analyzed using the Discourse Analysis technique. The effects of the analyzed meanings allowed us to determine that social responsibility practices are used as components for the search for, maintenance of, or recovery of pragmatic legitimacy. This process makes these practices much more instrumental, as part of a system of exchanges between clubs and society than something institutionalized and a priority for these organizations. It was also identified that governance mechanisms intervene in this relationship, either by facilitating the instrumental use of social responsibility practices due to the lack of broad decision-making and supervision mechanisms or by encouraging the use of these practices as a genuine social commitment and good governance. Thus, this research contributes to understanding the role of governance and social responsibility in sports organizations, analyzing them together and exploring the nuances in the meanings that make up their complex motivations and relationships.;
Palavras-chave Análise de discurso; Futebol; Governança; Responsabilidade social; Teoria da legitimidade; Discourse analysis; Football; Governance; Legitimacy theory; Social responsibility;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-01-08;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13558;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística