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Jornada do aluno de medicina em uma IES de Goiás: explorando as dimensões da qualidade e satisfação

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Autor Santos, Fagner Silva dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8422853103554307;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Jornada do aluno de medicina em uma IES de Goiás: explorando as dimensões da qualidade e satisfação;
Resumo Compreender a experiência do cliente é um ponto fundamental para o desenvolvimento e gerenciamento dos serviços em todas as organizações, e no ensino superior não é diferente. Este estudo de caso tem como objetivo analisar a jornada do aluno do curso de medicina numa instituição de ensino superior em Goiás, explorando as dimensões da qualidade e satisfação. Para concretizar a pesquisa, foram conduzidos grupos focais, além de entrevistas com coordenadores do curso superior. Por meio desses grupos, foi avaliada a experiência dos acadêmicos nos diferentes pontos de contato que são percorridos durante sua jornada em cada um dos ciclos, buscando entender como acontece as interações, suas experiências, percepções sobre diferentes aspectos, qualidade com os serviços, e como a satisfação é gerada nos diferentes momentos. Como principais resultados, pôde-se observar que em cada um dos ciclos os alunos interagem com vários pontos de contato, Ao decorrer dessas etapas, os alunos alcançam a oportunidade de agregar conhecimento, aumentar suas experiências, avaliar o nível de qualidade e satisfação alcançado por meio dos recursos oferecido pela IES, e pelas instituições conveniadas para execução das atividades práticas. Com o estudo, foi possível identificar que os acadêmicos avaliaram de forma positiva as experiências durante a jornada do curso, discorrendo sobre a qualidade dos recursos de forma geral, e pontuando aspectos que podem ser desenvolvidos para agregar maior satisfação. Por fim, cada ciclo apresenta singularidades sobre a qualidade e satisfação, visto que durante a jornada o aluno percorre diferentes pontos de contato à medida que evoluem e passam pelos ciclos básico, clínico e internato.;
Abstract Understanding the customer experience is a fundamental point for the development and management of services in all organizations, and higher education is no different. This case study aims to analyze the journey of a medical student at a higher education institution in Goiás, exploring the dimensions of quality and satisfaction. To carry out the research, extended focus groups were held, in addition to interviews with higher education course coordinators. Through these groups, the experience of academics was evaluated at the different points of contact that are covered during their journey in each of the cycles, seeking to understand how interactions happen, their experiences, perceptions about different aspects, quality of services, and how satisfaction is generated at different moments. As main results, we could observe that in each of the cycles students interact with various points of contact, during these stages, students have the opportunity to add knowledge, increase their experiences, evaluate the level of quality and satisfaction through of the resources offered by the IES, and by the partner institutions to carry out practical activities. With the study, it was possible to identify that academics positively evaluated the experiences during the course, disagreeing about the quality of resources in general, and highlighting aspects that can be developed to add greater satisfaction. Finally, each cycle presents unique aspects regarding quality and satisfaction, since during the journey the student goes through different points of contact as they evolve and go through the basic, clinical and internal cycles.;
Palavras-chave Jornada do aluno; Qualidade em serviços; Satisfação do aluno; Pontos de contato com aluno; Curso de medicina; Touchpoints; Student journey; Quality in services; Student satisfaction; Points of contact with students; Medicine course; Touch points;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13554;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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