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Conjunto de diretrizes propostas para auxiliar empresas industriais de pequeno e médio portes na adequação de uma lógica dominante de serviços

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Autor Garcia, Christian da Fonseca;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2522142429770193;
Orientador Milan, Gabriel Sperandio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1063672354605352;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Conjunto de diretrizes propostas para auxiliar empresas industriais de pequeno e médio portes na adequação de uma lógica dominante de serviços;
Resumo A pesquisa teve como objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para auxiliar pequenas e médias empresas industriais interessadas na transição de uma lógica centrada em produtos para uma lógica dominante de serviços. As dinâmicas do setor industrial têm sido impactadas por diversas ameaças de mercado e competição acirrada por preços, especialmente impulsionada pela participação de produtos chineses, que vêm impondo maiores desafios às empresas. Diante disso, percebe-se a tendência de adicionar uma mentalidade de serviços às ofertas de produtos como estratégia para agregar valor e evitar a competição baseada predominantemente em preços. Para alcançar os objetivos propostos, foi conduzida uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, utilizando-se entrevistas individuais em profundidade com uma abordagem semiestruturada, envolvendo quinze líderes (ou gestores) de oito empresas industriais, quatro de pequeno e quatro de médio porte, que estão em processo de sensibilização, adoção ou expansão de uma lógica dominante de serviços. A classificação e o tamanho ocorreram de acordo com os critérios de faturamento anual do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sete das empresas estudadas operam no segmento eletroeletrônico e uma no segmento metalmecânico, e todas estão situadas no Estado do Rio Grande do Sul. A quantidade de entrevistados por empresa foi variável, conforme a disponibilidade e abertura: em uma empresa de médio porte, foi possível entrevistar três pessoas; em outra de médio porte, houve abertura apenas junto ao CEO; nas demais empresas, foi possível entrevistar duas pessoas por empresa, totalizando quinze respondentes ao todo. A pesquisa contemplou os fatores que impulsionam estas empresas a migrarem para o novo modelo de negócio, incorporando os serviços em suas ofertas, as barreiras internas e externas enfrentadas neste processo de transição e possíveis mitigadores. A técnica escolhida para interpretar os dados foi a análise de conteúdo, seguindo as etapas de preparação, categorização e análise das unidades de estudo. Percebeu-se a saturação dos dados a partir do décimo segundo entrevistado. Os resultados indicaram que a adoção de uma lógica de serviços é relevante para agregar valor às ofertas industriais e evitar a competição excessiva por preços, que comprometem os resultados financeiros a longo prazo das empresas. Neste contexto, foram identificadas barreiras, como, por exemplo, a resistência cultural interna às empresas e os riscos associados à concorrência com integradores e intermediários que, muitas vezes, são os principais clientes dos produtos industriais e os responsáveis pelas ofertas de serviços aos clientes finais. Com base na literatura acessada, na análise dos dados e resultados obtidos, foram propostas trinta e duas diretrizes no sentido de auxiliar empresas industriais de pequeno e médio porte interessadas neste processo de migração e consolidação de um modelo de negócio baseado em uma lógica dominante de serviços.;
Abstract The research aimed to propose a set of guidelines to assist small and medium-sized industrial enterprises interested in transitioning from a product-centered logic to a service-dominant logic. The dynamics of the industrial sector have been impacted by various market threats and intense price competition, especially driven by the participation of Chinese products, which have been posing greater challenges to companies. In this context, there is a noticeable trend of adding a service-oriented mindset to product offerings as a strategy to add value and avoid competition based predominantly on price. To achieve the proposed objectives, a descriptive qualitative research was conducted, using in-depth individual interviews with a semi-structured approach, involving fifteen leaders (or managers) from eight industrial companies, four small and four medium-sized, which are in the process of awareness, adoption, or expansion of a service-dominant logic. The classification and size were determined according to the annual revenue criteria of the National Bank for Economic and Social Development (BNDES). Seven of the studied companies operate in the electro-electronic segment and one in the metal-mechanic segment, and all are located in the state of Rio Grande do Sul. The number of interviewees per company varied according to availability and openness: in one medium-sized company, it was possible to interview three people; in another medium-sized company, only the CEO was available for an interview; and in the other companies, two people were interviewed per company, totaling fifteen respondents. The research addressed the factors that drive these companies to migrate to the new business model by incorporating services into their offerings, the internal and external barriers faced in this transition process, and possible mitigators. The technique chosen to interpret the data was content analysis, following the stages of preparation, categorization, and analysis of the study units. Data saturation was reached from the twelfth interview onward. The results indicated that the adoption of a service logic is relevant for adding value to industrial offerings and avoiding excessive price competition, which jeopardizes the companies' long-term financial results. In this context, barriers were identified, such as internal cultural resistance within the companies and the risks associated with competition from integrators and intermediaries, who are often the main customers of industrial products and responsible for offering services to end customers. Based on the literature reviewed, the analysis of the data, and the results obtained, thirty-two guidelines were proposed to assist small and medium-sized industrial enterprises interested in this migration process and the consolidation of a business model based on a service-dominant logic.;
Palavras-chave Estratégia; Gestão de operações; Servitização; Sistemas produto-serviço; Lógica dominante de serviços; Competitividade; Strategy; Operations management; Servitization; Product-service systems; Service-dominant Logic; Competitiveness;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-10-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13457;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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