Autor |
Klein, Rodrigo César; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1218745202741422; |
Orientador |
Borchardt, Miriam; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2943895512034908; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Central de serviços compartilhados numa corporação multinacional de manufatura: um estudo de caso em confecção de moldes usinados; |
Resumo |
Em um cenário competitivo, viabilizar o uso eficiente dos seus recursos em uma rede global é um desafio importante para empresas com diferentes unidades de negócios estratégicas. Muitas empresas implementaram centrais de serviço compartilhadas para aumentar a eficiência de suas atividades de suporte, como Tecnologia da Informação, Recursos Humanos ou Financeiro e controladoria. Estudos mostram que empresas, com mais de uma unidade instalada, que usam centrais de serviço compartilhadas reduzem custos em até 30% em tais áreas, se comparadas com empresas que mantém estes serviços descentralizados. Entretanto, são escassos os estudos acerca de centrais de serviços compartilhados envolvendo produção de itens/ferramentais a serem utilizados diretamente nos processos produtivos. Dentro deste contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar a experiência de uma empresa multinacional de manufatura e identificar os fatores de sucesso para a implementação de uma central de serviços compartilhados focados na confecção de moldes usinados. Para isto, o método utilizado foi o estudo de caso, com uma abordagem de análise qualitativa. Os resultados apresentados neste trabalho mostram os fatores críticos de sucesso e os desafios presentes na implementação de uma central de serviços compartilhadas apresentando-os em um modelo teórico), bem como as etapas utilizadas para a operacionalização de tal central na empresa em questão. O caso entrega também como resultado um volume de vendas de aproximadamente 1,5 milhões de reais e absorção de custos fixos em torno de 700 mil reais, ainda em seu estágio inicial.; |
Abstract |
Considering a competitive scenario, the efficient usage of resources in a global network is an important challenge for companies with strategic business units in different places. Many companies have implemented shared services centers to increase the efficiency of their support activities such as Information Technology, Human Resources or Controlling and Financial. Studies show that companies that migrate to this shared service centers approach reduce costs up to 30% in such areas, when compared to the regular structure where supporting services are not centralized. In this context this paper aims to analyze an international manufacturer company and identify the critical success factors to implement a shared service center. The working method is a case study with qualitative approach. The results presented in this paper show the critical success factors and the challenges involved in the implementation of a shared service center (shown in a theoretical model), as much as the steps to make it operational in the company studied. Additionally, the case present in the initial stage approximately 1,5 million reais (~300 tousand USD by exchange rate from August 2024) in sales volume and 700 tousand reais (~130 tousand USD by exchange rate from August 2024) in fixed cost absorption.; |
Palavras-chave |
Central de Serviços Compartilhada (CSC); Áreas de suporte ou apoio; Unidades de negócio; Redução de custo; Aumento de eficiência; Shared service centers (SSC); Support tasks; Strategyc Business Units (SBUs); Cost reduction; Efficiency increasing; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-07-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13449; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |