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Desenvolvimento de instrumento para passagem de plantão de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica

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Autor Silva, Raelque Sousa e;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6659880375594692;
Orientador Micheletti, Vania Celina Dezoti;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1661437592439970;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de instrumento para passagem de plantão de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica;
Resumo A passagem de plantão deve conter todas as informações indispensáveis para a continuidade da assistência. Falhas nesse processo podem prejudicar a segurança do paciente, levando a um tratamento inadequado e com potencial perigo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo desenvolver um instrumento para auxiliar a passagem de plantão de enfermagem em uma UTI pediátrica de um hospital de uma cidade do estado do Maranhão. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em três etapas: a) revisão integrativa da literatura; b) pesquisa de campo (entrevista com a equipe de enfermagem); e c) elaboração do produto. Na primeira etapa, realizou-se a busca na literatura, a fim de dar embasamento ao conteúdo teórico e ao conhecimento acerca da temática abordada. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco de Dados da Enfermagem (BDENF), Medical Literature Analysis AND Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os seguintes descritores para a busca: PICo, acrônimo de patient or problem (paciente ou problema), intervention (intervenção) e context (contexto). Os critérios de inclusão foram: artigos nos idiomas português e inglês, pesquisas com delineamento qualitativo ou quantitativo de estudos primários, e revisões sistemáticas disponíveis na íntegra e publicadas entre os anos de 2018 e 2023. Na segunda etapa, foi realizada a pesquisa de campo, de natureza qualitativa e exploratória, com abordagem descritiva, e foram conduzidas as entrevistas com os enfermeiros da UTI pediátrica. Na terceira etapa, foi elaborado um instrumento para auxiliar na passagem de plantão, construído com base nos achados da revisão da literatura e nas informações coletadas a partir das entrevistas conduzidas na segunda etapa. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, tendo sua aprovação sob o Parecer nº 6.432.741. O estudo possibilitou desenvolver um instrumento que qualifique e auxilie a padronização na passagem de plantão. Esperase que esse instrumento possa qualificar o processo de passagem de plantão e promover a segurança do paciente.;
Abstract The shift handover must contain all the essential information for continued care. Failures in this process may harm patient safety, leading to inadequate and potentially dangerous treatment. In that regard, this work aims to develop an instrument to assist the nursing shift handover in a pediatric ICU of a hospital in a city in the state of Maranhão. This is a study with a methodological approach, developed in three stages: a) integrative literature review; b) qualitative research (interview with the nursing team); and c) preparation of the product. In the first stage, a research was carried out based on the literature, in order to provide a basis for theoretical content and understanding about the topic. The following databases were consulted: Nursing Database (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS). The following descriptors were used for the research: shift handover and intensive care in pediatric ICU; nursing and shift handover; shift handover and intensive care. The inclusion criteria were: articles in Portuguese and English, a research with a qualitative or quantitative focus of primary studies, and systematic reviews available in their full versions and published between 2018 and 2023. In the second stage, field research was carried out, qualitative and exploratory in nature, with a descriptive approach, and interviews were conducted with pediatric ICU nurses. In the third stage, an instrument was developed to assist in the shift handover, based on the findings of the literature review and information collected from the interviews which took place in the second stage. The research project was submitted to the Research Ethics Committee of the University of Vale do Rio dos Sinos. Its approval was under the Opinion n° 6,432,741. The study made it possible to develop an instrument that qualifies and helps standardize shift handovers. It is expected that this instrument can qualify the shift handover process and promote patient safety.;
Palavras-chave Enfermagem; Cuidados críticos; Passagem de plantão; Nursing; Critical care; Shift handover;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13435;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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