Autor |
Silva, Lídia Martins da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5223723541805135; |
Orientador |
Barbosa, Jorge Luis Victória; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6754464380129; |
Co-orientador |
Rigo, Sandro José; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/3914159735707328; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Athena: um modelo computacional para serviços inteligentes na educação a distância usando históricos de contextos; |
Resumo |
O ambiente educacional tem passado por inúmeras transformações e dentre elas, a ampliação e a democratização do ensino. A Educação a Distância (EaD) visa oferecer um processo de ensino e aprendizagem completo, dinâmico e eficiente, mediado por recursos tecnológicos. A EaD vem crescendo e assumindo um papel importante no meio educacional e tem se apresentado de suma importância na expansão e no acesso ao ensino superior, impulsionada pelo uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) e em novos comportamentos no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a alta taxa de evasão em cursos a distância tem causado muitas preocupações, pois nem todos os alunos que ingressam em um curso conseguem chegar até o final por diferentes motivos. A evasão ocorre em todas modalidades de ensino, seja presencial, semipresencial e a distância, tanto em instituições públicas ou privadas. No entanto, a EaD precisa de um olhar mais profundo, visto que a mesma é mediada por tecnologias. Diante desse contexto, a presente tese propõe o Athena, um modelo computacional genérico para serviços inteligentes focados na EaD baseados em históricos de contextos. O modelo tem como objetivo auxiliar gestores e professores no planejamento estratégico, permitindo acompanhar o progresso acadêmico do aluno, bem como auxiliar alunos com dificuldades no processo de aprendizagem através de recomendações de sites, materiais didáticos complementares, vídeos, entre outros recursos. A oferta de serviços inteligentes tem como objetivo oferecer soluções, tais como: monitoramento, intervenção, recomendação, formação de grupos de estudos, motivação e melhoria no processo de aprendizagem dos alunos, evitar reprovação e consequentemente na redução na taxa de evasão. O modelo utiliza uma ontologia para representação do conhecimento no domínio da educação a distância. Além disso, explora elementos do contexto dos alunos que são utilizados na composição de históricos de contextos. A análise de históricos de contextos é usada para personalizar serviços que entregam informações úteis para a EaD. Um protótipo do Athena foi criado e testado com informações de 25 alunos matriculados no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, respaldando a implementação e avaliação de dois serviços inteligentes, o Forecasting para prever o desempenho acadêmico dos alunos e o Grouping para formação de grupo de estudos. Os resultados obtidos reforçam a hipótese de que é possível desenvolver um modelo computacional que suporte de forma genérica a criação e uso de serviços inteligentes para educação a distância tendo como base os históricos de contextos dos alunos.; |
Abstract |
The educational environment has undergone numerous transformations and among them, the expansion and democratization of teaching. Distance Education aims to offer a complete, dynamic and efficient teaching and learning process, mediated by technological resources. It has been growing and assuming an important role in the educational environment. It has been of paramount importance in the expansion and access to higher education, driven by the use of New Information and Communication Technologies (NICT) and new behaviors in the teaching and learning process. However, the high dropout rate in distance courses has caused many concerns, as not all students who enroll in a course manage to reach the end for different reasons. Evasion occurs in all teaching modalities, whether face-to-face, blended and distance learning, both in public and private institutions. However, distance education needs a deeper look, since it is mediated by technologies. Given this context, this thesis proposal proposes the development of a computational model for intelligent services focused on distance education based on historical contexts. The model aims to assist managers and teachers in strategic planning, allowing them to monitor the student's academic progress, as well as assist students with difficulties in the learning process through website recommendations, complementary teaching materials, videos, among other resources. The aim of offering intelligent services is to offer solutions such as: monitoring, intervention, recommendation, formation of study groups, motivation and improvement in the students' learning process, avoiding failure and consequently reducing the dropout rate. The model uses an ontology to represent knowledge in the field of distance education. Furthermore, it explores elements of the students' context that are used in composing context histories. Context history analysis is used to personalize services that deliver useful information for distance learning. An Athena prototype was created and tested with information from 25 students enrolled in the Technology in Systems Analysis and Development course, supporting the implementation and evaluation of two intelligent services, Forecasting to predict students' academic performance and Grouping for training study group. The results obtained reinforce the hypothesis that it is possible to develop a computational model that generically supports the creation and use of intelligent services for distance education based on students' context histories.; |
Palavras-chave |
Serviços inteligentes; Ambiente virtual de aprendizagem; Contexto; Histórico de contexto; Educação a distância; Intelligent services; Virtual learning environment; Context; Historic of context; Distance education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-08-02; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13423; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |