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Equidade de gênero e equipamentos urbanos: diretrizes para paradas de ônibus no Quarto Distrito

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metadataTrad.dc.contributor.author Fernandes, Helena Tonel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4418218151428823;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Meira, Ana Lúcia Goelzer;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0114356511833074;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Equidade de gênero e equipamentos urbanos: diretrizes para paradas de ônibus no Quarto Distrito;
metadataTrad.dc.description.resumo A reorganização das cidades nos países em desenvolvimento e, junto a isso, uma mudança nos meios de transportes oferecidos aos seus usuários, fez com que o espaço se mutasse de forma drástica. Segundo pesquisas realizadas no metrô de São Paulo, constata-se que as mulheres são a maioria no transporte ativo e coletivo com 53% delas utilizando o ônibus, trem ou metrô. Portanto, sendo estas as que mais utilizam essa estrutura urbana, são também as que mais sofrem com a precariedade de acesso ao meio de transporte e segurança nos pontos de ônibus. A presente pesquisa busca alternativas através de estudos de caso de designs criativos de mobiliários urbanos e pontos de ônibus que possam contribuir para um espaço mais seguro e inclusivo dentro da cidade e, assim, fomentar a utilização do meio de transporte público. A pesquisa, além de buscar tornar esses espaços mais inclusivos, também procura tornar a cidade mais sustentável.;
metadataTrad.dc.description.abstract The reorganization of cities in developing countries and, along with this, a change in the means of transport offered to their users, caused space to change drastically. According to research carried out in the São Paulo metro, it appears that women are the majority in active and public transport, with 53% of women using the bus, train or subway. Therefore, as women are the ones who use this urban structure the most, they are also the ones who suffer most from poor access to transport and safety at bus stops. This research seeks alternatives through case studies of creative designs of urban furniture and bus stops that can contribute to a safer and more inclusive space within the city and, thus, encourage the use of public transport. The research, in addition to seeking to make these spaces more inclusive, also seeks to make the city more sustainable.;
metadataTrad.dc.subject Paradas de ônibus; Segurança urbana; Mulher; Vitalidade urbana; Inclusão social; Bus stops; Urban security; Woman; Urban vitality; Social inclusion;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-06-04;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13341;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo;


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