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Os efeitos da atratividade e lealdade no uso de estratégia de cashback

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Autor Jacoby, Diogo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4746167083889076;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os efeitos da atratividade e lealdade no uso de estratégia de cashback;
Resumo Ao longo dos anos nota-se significativo crescimento da competividade entre as marcas, cada vez mais buscando um espaço na mente e no coração dos consumidores. Com isso, programas de lealdade são uma das estratégias adotadas com o objetivo de solidificar e manter o relacionamento e fidelidade com clientes. Dentro destes programas está a estratégia de cashback, uma das praticas mais atuais e que tem ganhado destaque nos últimos anos, tanto na academia como junto a gestão de marcas, em função de possuir significativo impacto na decisão de compra dos consumidores. Grande parte dos estudos publicados tiveram como foco analisar sites de cashback e o modelo de afiliação presente nos mesmos. Não há estudos envolvendo programas de lealdade e de cashback próprio de marca única, comparando com sites de cashback que possuem varejistas multimarca. Com o objetivo de preencher esta lacuna, o presente estudo buscou analisar os efeitos da utilização da estratégia de cashback por varejista multimarca e varejista de marca única junto as ações comportamentais dos consumidores, analisando os efeitos do programa de cashback, e a moderação do tempo de recompensa, na atratividade e lealdade do consumidor. Para isso, foi realizado estudo experimental com dois cenários multimarca e dois cenários de marca única, os participantes foram expostos a diferentes possibilidades de porcentagem de cashback, tamanho do mix ofertado pelo varejista, diversidade de marcas disponíveis, diferentes propostas de tempo e local para recebimento e tempo para uso do valor retornado, e diferentes canais para utilização do benefício. Os resultados evidenciaram que programa de cashback de varejista multimarca é mais atrativo e gera maior lealdade que de marca única. A moderação realizada comprovou que o tempo para recebimento do reembolso de cashback é atrativo no cenário de marca única, e que multimarca e marca única moderam a relação com lealdade. A moderação do tempo para uso do valor retornado de cashback comprovou que multimarca é atrativo e de marca única não, e que multimarca e marca única moderam a relação com lealdade. Este estudo contribui com a Academia para uma maior compreensão sobre o tema cashback, e as potencialidades desta estratégia para impulsionar a fidelização de clientes.;
Abstract Over the years, there has been a significant increase in competitiveness between brands, increasingly seeking a space in the minds and hearts of consumers. Therefore, loyalty programs are one of the strategies adopted with the aim of solidifying and maintaining customer relationships and loyalty. Within these programs is the cashback strategy, one of the most current practices that has gained prominence in recent years, both in academia and in brand management, as it has a significant impact on consumers' purchasing decisions. Most of the published studies focused on analyzing cashback sites and the affiliation model present in them. There are no studies involving single brand loyalty and cashback programs, compared to cashback sites that have multi-brand retailers. With the aim of filling this gap, the present study sought to analyze the effects of using the cashback strategy by multi-brand retailers and single-brand retailers along with the behavioral actions of consumers, analyzing the effects of the cashback program, and the moderation of time spent reward, consumer attractiveness and loyalty. To this end, an experimental study was carried out with two multi-brand scenarios and two single-brand scenarios. Participants were exposed to different possibilities of cashback percentage, size of the mix offered by the retailer, diversity of brands available, different time and location proposals for receipt. and time to use the returned value, and different channels for using the benefit. The results showed that a multi-brand retailer's cashback program is more attractive and generates greater loyalty than a single brand's. The moderation carried out proved that the time to receive cashback reimbursement is attractive in the single-brand scenario, and that multi-brand and single-brand moderate the relationship with loyalty. The moderation of time for using the returned cashback value proved that multi-brands are attractive and single-brands are not, and that multi-brands and single-brands moderate the relationship with loyalty. This study contributes to the Academy's greater understanding of the topic of cashback, and the potential of this strategy to boost customer loyalty.;
Palavras-chave Atratividade; Lealdade; Tempo de recompensa; Marca única; Multimarca; Attractiveness; Loyalty; Reward time; Single brand; Multibrand;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13329;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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