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“A inclusão inclui, mas também exclui” : a construção das identidades profissionais de professoras PcD

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Autor Souza, Paula Aparecida Neves de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1331807126231431;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “A inclusão inclui, mas também exclui” : a construção das identidades profissionais de professoras PcD;
Resumo Estudos sobre Educação e Ensino Inclusivo têm estado na agenda da sociedade brasileira. Esse tema circula em diversos meios, que visam incluir as Pessoas com Deficiência (PcD) no meio social. Essa discussão vem sendo trazida principalmente em Escolas de Ensino Básico e em pesquisas feitas por diversas universidades. Esta dissertação explora as diferentes perspectivas de identidade, com foco três professoras PcD, além de abordar a Educação Inclusiva e os termos associados às Pessoas com Deficiência, desde a luta por direitos até a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Para a geração de dados, é utilizada uma abordagem qualitativa com a utilização de dois instrumentos: a escrita de relatos pessoais e a entrevista narrativa. O estudo tem por objetivo geral investigar como três professoras PcD superaram o preconceito e desenvolveram suas identidades profissionais, e, como objetivos específicos, analisar o impacto das experiências vividas por PcDs na construção identitária e identificar as diversas manifestações identitárias entre as professoras PcD. A pesquisa envolve três participantes PcD, todas professoras, duas residindo na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e uma no Estado do Tocantins. Os resultados destacam que as relações sociais influenciam na construção de identidades, impactando práticas em sala de aula. Além disso, as manifestações identitárias observadas não se limitam apenas ao âmbito profissional, estendendo-se a papéis como mãe, filha, aluna e esposa.;
Abstract Studies on Education and Inclusive Teaching have been on the agenda of Brazilian society. This topic circulates in various mediums, both on social media and in the creation of public policies aimed at including People with Disabilities (PwD) in social settings. This discussion has been particularly brought up in Basic Education Schools and in research conducted by various universities. This research explores different perspectives of identity, focusing on PwD teachers, while also addressing Inclusive Education and terms associated with People with Disabilities, from the struggle for rights to the creation of the Disability Statute. For data generation, the research uses a qualitative approach with the use of two methods: writing personal narratives and narrative interviews. The general objective of the study is to investigate how PwD teachers overcame prejudice and developed their professional identities, and the specific objectives are to analyze the impact of experiences lived by PwDs on identity construction and to identify various identity manifestations among PwD teachers. The research involves three PwD participants, all teachers, two residing in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, and one in the state of Tocantins. The results highlight that social relationships influence identity construction, impacting classroom practices. Additionally, the observed identity manifestations are not limited to the professional realm, extending to roles such as mother, daughter, student, and wife.;
Palavras-chave Educação inclusiva; Capacitismo; Identidade; Identidade PcD; Linguística Aplicada; Inclusive education; Prejudice; Identity; PwD identity; Applied linguistics;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13260;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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