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Desenvolvimento de língua inglesa em uma oficina de criação colaborativa de memes com estudantes da EJA/EPT: uma pesquisa-ação à luz da teoria sociocultural e dos multiletramentos

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Autor Souza, Manuela da Silva Alencar de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0143083752283284;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de língua inglesa em uma oficina de criação colaborativa de memes com estudantes da EJA/EPT: uma pesquisa-ação à luz da teoria sociocultural e dos multiletramentos;
Resumo O currículo de inglês na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) não é dado a priori, porém, o documento base (Brasil, 2007) preconiza que seja estruturado na formação humana integral do indivíduo. Assim, o ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional (ILA) mediado pelas tecnologias digitais (TD) pode ser propulsor de avanços para esses aprendizes, inclusive porque as TD, conforme Gomes Junior et al. (2022), já se configuram como instrumentos para ensinar e aprender inglês no Brasil. Ainda, as práticas de leitura e escrita modernas requerem a comunicação nas mídias digitais, reivindicando uma prática pedagógica pautada nos multiletramentos, conforme Cazden et al. (1996), Kalantzis e Cope (2012) e Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020), e nos princípios vygotskianos da Teoria Sociocultural (TSC), que enfatiza o papel da interação no desenvolvimento humano (Vygotsky, 1978; Vygotsky et al., 2006; Lantolf, 2000; Lantolf; Thorne, 2006; Lantolf et al., 2015). Considerando o contexto das práticas modernas de interação em que as TD protagonizam a mediação das relações, buscou-se construir o aporte teórico desta tese sob a combinação dos seguintes pressupostos: a) TSC e o ensino-aprendizagem de ILA; b) princípios da tarefa colaborativa e do diálogo colaborativo; c) multiletramentos e intersecções com a semiótica social, a multimodalidade e a construção de significado como um processo de design; d) TD, gêneros digitais e ensino-aprendizagem de língua adicional; e) conceito de meme, remix, meme da internet e meme image macro. Logo, o objetivo desta tese é investigar como a tarefa colaborativa com o gênero meme mediada pelas TD, à luz da TSC e dos multiletramentos, pode influenciar o processo de aprendizagem de ILA no ambiente digital e o desenvolvimento de aprendizes designers na EJA/EPT. A metodologia deste estudo é qualitativa e interpretativa, cujo procedimento investigativo é a pesquisa-ação, pautando-se na formulação de categorias analíticas seguindo o modelo aberto, pois não foram dadas a priori, mas emergiram no decorrer da análise. Desse modo, buscou-se triangular, analisar e discutir os diálogos colaborativos, os memes produzidos pelos participantes, seus diários, as sessões de recordação estimulada e avaliação acerca de um workshop remoto em que os aprendizes da EJA/EPT leram e produziram o gênero digital meme em língua inglesa com a mediação das TD. Os resultados apresentam indícios de que os aprendizes se envolveram no designing colaborativo, pois avançaram no espaço dinâmico de suas ZDPs em busca do redesigned colaborativo, os memes em inglês. Portanto, a tese traz indícios de que a prática situada, na qual os participantes construíram significado a partir do gênero digital meme, o qual serviu de base para que pudessem refletir e utilizar o significado construído em outro contexto, possibilitou o desenvolvimento de uma prática transformada, promovendo-os a designers de conteúdo digital, como também a aprendizes com certa autonomia para a aprendizagem de inglês mediada pelas TD.;
Abstract The English language curriculum in Youth and Adult Education integrated with Professional and Technological Education (EJA/EPT) is not pre-designed. However, the base document prescribes that the curriculum should be structured to help learners develop as individuals (Brasil, 2007). According to Gomes Junior et al. (2022), digital technologies are already recognized as effective in Brazil. Thus, they can be used to teach and learn English as an additional language. Furthermore, communication nowadays largely takes place by means of digital media, which demands a pedagogical approach based on multiliteracies (Cazden et al., 1996; Kalantzis; Cope, 2012; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) and on the sociocultural theory of Vygotsky, which in turn highlights the importance of interaction in human development (Vygotsky, 1978; Vygotsky et al., 2006; Lantolf, 2000; Lantolf; Thorne, 2006; Lantolf et al., 2015). Taking into account the context of modern interaction practices in which digital technologies play a role in mediating relationships, we sought to build the theoretical support of this thesis under the combination of the following assumptions: a) teaching and learning English as an additional language based on Sociocultural Theory; b) collaborative tasks and collaborative dialogue principles; c) multiliteracies and intersections with social semiotics, multimodality, and meaning-making as a design process; d) digital technologies, digital genres, and additional language teaching-learning; and e) concept of meme, remix, internet meme, and macro image meme. Thus, this study aims to investigate how collaborative tasks based on the digital genre meme, mediated by digital technologies, can help learners improve their English language skills in cyberspace. The methodology of this study is qualitative and interpretative, whose investigative procedure is action research, based on the formulation of analytical categories following the open model, as they were not given a priori, but emerged during the analysis. In this way, we sought to triangulate, analyze, and discuss the collaborative dialogues, the memes produced by the participants, their diaries, the stimulated recall, and evaluation sessions about a remote workshop in which EJA/EPT students read and produced the digital genre meme in English with the mediation of digital technologies. The results present evidence that the learners were involved in collaborative designing, as they advanced in the dynamic space of their Zone of Proximal Development (ZPD) in search of the collaborative redesign, memes in English. Therefore, the thesis provides evidence that the situated practice, in which participants constructed meaning from the digital meme genre, which served as a basis for them to reflect and use the meaning constructed in another context, enabled the development of a transformed practice, promoting them to digital content designers, as well as learners with a certain autonomy for learning English mediated by digital technologies.;
Palavras-chave Ensino-aprendizagem de ILA mediado por TD; Construção de significado como um processo de design; ZDP; Meme; EJA/EPT; Teaching and learning English as an additional language mediated by digital technologies; Meaning-making as a design process;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13258;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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