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Elementos de entrega de valor de um banco de varejo na sua atuação no agronegócio

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Autor Roldan, Bruno Bonacina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4594840425733396;
Orientador Maldaner, Luis Felipe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9245985025486395;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Elementos de entrega de valor de um banco de varejo na sua atuação no agronegócio;
Resumo A proposição para entrega de valor é a grande protagonista quando se fala em estratégia empresarial. Por meio dela, é possível identificar e criar estratégias competitivas para obter maior fidelização de clientes e, consequentemente, captura de valor. No cenário econômico mundial e, em especial, no brasileiro, o agronegócio possui relevante participação. Nos últimos quarenta anos, o agronegócio brasileiro tem apresentado uma trajetória ascendente em relação ao PIB do seu país. Com o propósito de apoiar o desenvolvimento do agronegócio, o governo brasileiro lançou o Crédito Rural, cujos recursos são disponibilizados através das instituições financeiras brasileiras e, diante da relevância o setor, os bancos têm buscado ampliar a sua participação neste mercado e capturar maior valor neste segmento. Este trabalho tem como principal objetivo analisar os elementos de valor que os médios e grandes produtores rurais das regiões Carbonífera e Costa Doce do Rio Grande do Sul valorizam. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas contemplando dezesseis participantes, dentre eles nove produtores rurais, quatro engenheiros agrônomos e três gestores financeiros. Após a realização da pesquisa, para um rigor na análise dos dados, foi utilizado o Software NVivo. Os resultados auferidos demonstram que os produtores rurais valorizam muito o relacionamento com os gestores financeiros e que este é o principal atributo a ser perseguido pelas instituições financeiras ao formularem as suas proposições de valor aos clientes deste segmento, além de simplificação, agilidade, segurança, redução de ansiedade, bem-estar, valor de marca, autoatualização, motivação e provimento de esperança. Os engenheiros agrônomos e os gestores financeiro valorizam os mesmos elementos, no entanto, aqueles acrescem redução de custos e informação e pertencimento e, estes, além dos trazidos pelos engenheiros, incluem segurança, organização e atratividade. Destarte, é imperioso que as instituições financeiras busquem a proximidade do cliente, bem como desenvolvam soluções que simplifiquem, agreguem segurança e foquem na especialização. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de diferenciais competitivos nas instituições financeiras voltadas ao agronegócio, por meio do desenho de uma proposição de valor ao cliente que busque alcançar os elementos identificados, com melhoria nos atendimentos e ampliação da captura de valor nas operações financeiras voltadas ao agronegócio.;
Abstract The proposition for value delivery takes center stage when discussing business strategy. Through it, it is possible to identify and create competitive strategies to achieve greater customer loyalty and, consequently, value capture. In the global economic scenario, agribusiness plays a significant role, and in Brazil, it has stood out decade after decade. Over the last forty years, it has shown an upward trajectory concerning the Brazilian GDP, with significant growth in agricultural production values, reflecting the continuous development and relevance of the sector to the Brazilian economy. With the purpose of supporting the development of agribusiness, the Brazilian government launched Rural Credit, whose resources are made available through Brazilian financial institutions. Given the sector's importance, banks have sought to expand their market share and capture greater value in this segment. This work aims to analyze the value elements that medium and large rural producers in the Carboniferous and Sweet Coast regions of Rio Grande do Sul value. The research, of a qualitative and exploratory nature, was conducted through semi-structured interviews involving sixteen participants, including nine rural producers, four agronomists, and three financial managers. After conducting the research, the NVivo software was used for rigor in data analysis. The results obtained demonstrate that rural producers highly value their relationship with financial managers, with this being the main attribute to be pursued by financial institutions when formulating their value propositions to clients in this segment, in addition to simplification, agility, security, anxiety reduction, well-being, brand value, self-updating, motivation, and provision of hope. Agronomists and financial managers value the same elements; however, agronomists add cost reduction and information and belonging, while financial managers, in addition to those brought by agronomists, include security, organization, and attractiveness. With this study, it is hoped to contribute to the development of competitive differentials in financial institutions focused on agribusiness, through the design of a value proposition to the client that seeks to achieve the identified elements, with improvement in service and expansion of value capture in financial operations aimed at agribusiness.;
Palavras-chave Crédito rural; Elementos de valor; Setor bancário; Proposição de entrega de valor; Rural credit; Elements of value; Banking sector; Value delivery proposition;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-25;
Agência de fomento Caixa Econômica Federal;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13229;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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