Autor |
Santos, Vitoria Guasselli dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6696705900663470; |
Orientador |
Henn, Ronaldo Cesar; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5890836961761762; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Reimaginando o autocuidado: perspectivas contemporâneas a partir de sentidos produzidos por marcas de produtos estéticos femininos no Instagram; |
Resumo |
O presente estudo avaliou sentidos sobre autocuidado produzidos por marcas de produtos estéticos femininos no Instagram durante o ano de 2022. A análise se centrou em 20 marcas distintas: Bars Over Bottles, Be.nato Biocosméticos, Bio Extratus, Biouté, Bumbum Cream, Care Natural Beauty, Celina Locks Beauty, Dermafeme, Foreverliss, Gummy Hair Vitamin, Hidratei, Just For You, Lavoê, N’Arte, Océane, Pink Perfect, Simple Organic, Tania Bulhões Pele, The Body Shop Brasil e We Pink. O objetivo geral do estudo buscou investigar e analisar de forma abrangente e aprofundada os sentidos sobre autocuidado produzidos pelas marcas de produtos estéticos femininos no Instagram ao longo do ano de 2022. Os objetivos específicos delinearam propor, teoricamente, a noção sobre autocuidado, analisar as complexidades e relações que envolvem o ambiente platafórmico Instagram e apurar as perspectivas acerca de feminismo e pós-feminismo, a fim de identificar as relações que permeiam a sociedade pós-moderna e o consumo entrelaçado a essa rede social. A metodologia empregada no estudo foi a Teoria Fundamentada (TF), a qual mobiliza um sistema de categorização no campo empírico para posteriormente deixar emergir os referenciais teóricos a partir da sensibilidade teórica. Os resultados do estudo indicaram a compreensão dos significados relacionados ao autocuidado, conforme apresentados pelas marcas de produtos estéticos femininos no Instagram, está influenciada pela interseção de ideais pós-feministas. Esses ideais objetificam o corpo feminino, considerando-o como um artefato a ser constantemente disciplinado e vigiado por meio de práticas de cuidado. Além disso, destaca-se que os discursos que propagam essa lógica apresentam uma peculiaridade em relação ao ambiente platafórmico em que são disseminados, assim como uma performance envolvida no mecanismo de influência sobre as mulheres e uma noção biótica que permeia a sociedade pós-moderna, considerando a interação entre organismo e máquina. Portanto, o autocuidado deve partir de uma premissa de reflexão conceitual e subjetiva, manifestando-se como um sistema de manutenção da vida e adaptando-se às necessidades individuais e às singularidades de cada trajetória feminina.; |
Abstract |
The present study evaluated meanings about self-care produced by brands of feminine aesthetic products on Instagram during the year 2022. The analysis focused on 20 different brands: Bars Over Bottles, Be.nato Biocosméticos, Bio Extratus, Biouté, Bumbum Cream, Care Natural Beauty, Celina Locks Beauty, Dermafeme, Foreverliss, Gummy Hair Vitamin, Hidratei, Just For You, Lavoê, N'Arte, Océane, Pink Perfect, Simple Organic, Tania Bulhões Pele, The Body Shop Brasil and We Pink. The general objective of the study sought to investigate and analyze in a comprehensive and in-depth way the meanings about self-care produced by brands of feminine aesthetic products on Instagram throughout the year 2022. The specific objectives outlined theoretically proposing the notion about self-care, analyzing the complexities and relationships that involve the Instagram platform environment and refine perspectives on feminism and post-feminism, in order to identify the relationships that permeate postmodern society and consumption intertwined with this social network. The methodology used in the study was Grounded Theory (TF), which mobilizes a categorization system in the empirical field to later allow theoretical references to emerge from theoretical sensitivity. The results of the study indicated the understanding of the meanings related to self-care, as presented by brands of feminine aesthetic products on Instagram, is influenced by the intersection of post-feminist ideals. These ideals objectify the female body, considering it as an artifact to be constantly disciplined and monitored through care practices. Furthermore, it is highlighted that the discourses that propagate this logic present a peculiarity in relation to the platform environment in which they are disseminated, as well as a performance involved in the mechanism of influence over women and a biotic notion that permeates postmodern society, considering the interaction between organism and machine. Therefore, self-care must start from a premise of conceptual and subjective reflection, manifesting itself as a life maintenance system and adapting to individual needs and the singularities of each female trajectory.; |
Palavras-chave |
Cultura digital; Instagram; Marcas de beleza; Gênero; Autocuidado; Digital culture; Beauty brands; Gender; Self-care; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-03-27; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13142; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |