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Entre telespectador e usuário: continuidades, rupturas e transformações na plataforma Globoplay em uma perspectiva da tecnocultura audiovisual

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Autor Cândido, Raiana Garay;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5338963598429804;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Entre telespectador e usuário: continuidades, rupturas e transformações na plataforma Globoplay em uma perspectiva da tecnocultura audiovisual;
Resumo A presente pesquisa investiga os processos de desenvolvimento da plataforma de streaming Globoplay sob a perspectiva da tecnocultura audiovisual, com especial atenção nas tensões estabelecidas na relação entre telespectador e usuário. Busca-se apresentar as interfaces das plataformas de vídeo da Globo em diferentes fases, enfocando a memória televisiva e as mudanças na relação entre a emissora e seu público. Para isso, adotamos a metodologia baseada na arqueologia da mídia (Fischer, 2008; Huhtamo, 1997), utilizando a prática de escavação como um meio para compreender as características das mídias. Representamos essa análise em camadas, abordando Design, Memória Televisiva e Tecnocultura. Esta abordagem metafórica, inspirada nas camadas geológicas, visa recuperar interfaces antigas por meio de uma escavação nos sites oficiais da empresa e no Wayback Machine. Essa perspectiva permitiu percorrer jornadas que revelam inserções de vídeos nos principais projetos digitais da empresa, priorizando a observação na fase da memória televisiva (KILPP, 2005). A análise das camadas incluiu divisões temporais, representadas por uma linha do tempo que pontua passado, presente e futuro e foi feita em dois momentos: uma primeira rodada que permitiu amadurecer a problematização e uma segunda rodada que se estruturou na construção das camadas usuário, interface/plataforma e memória televisiva. O estudo considerou conceitos de continuidades, rupturas e transformações para identificar a evolução da relação entre a emissora e o público. De forma adicional, também foram realizadas entrevistas com usuários e profissionais do Hub Digital da Globo, além de um breve experimento comparativo. Conceitualmente, a pesquisa procurou dialogar com a tecnocultura audiovisual (TCAV, 2013) e estudos de comunicação (Cannito, 2010; Jenkins, 2009; Shirky, 2011), também utilizando-se o conceito de plataformização (Van Dijck, 2018). Com relação ao uso das interfaces, contribuições sobre a Interação Humano-Computador (Manovich, 2001; Norman, 1998) e Design de Interação (Roger, Sharp & Preece, 2013) foram incorporadas.;
Abstract This research investigates the development processes of the Globoplay streaming platform from the perspective of audiovisual technoculture, with special attention to the tensions established in the relationship between viewer and user. The aim is to present the interfaces of Globo's video platforms in different phases, focusing on television memory and the changes in the relationship between the broadcaster and its audience. To do this, we adopted a methodology based on media archaeology (Fischer, 2008; Huhtamo, 1997), using the practice of excavation as a means of understanding the characteristics of the media. We represent this analysis in layers, addressing Design, Television Memory and Technoculture. This metaphorical approach, inspired by geological layers, aims to recover old interfaces by excavating the company's official websites and the Wayback Machine. This perspective made it possible to go through journeys that reveal video insertions in the company's main digital projects, prioritizing observation in the television memory phase (KILPP, 2005). The analysis of the layers included temporal divisions, represented by a timeline that points to the past, present and future, and was carried out in two stages: a first round that allowed the problematization to mature and a second round that was structured around the construction of the user, interface/platform and television memory layers. The study considered concepts of continuities, ruptures and transformations to identify the evolution of the relationship between the broadcaster and the public.In addition, interviews were conducted with Globo Digital Hub users and professionals, as well as a brief comparative experiment.Conceptually, the research sought to dialogue with audiovisual technoculture (TCAV, 2013) and communication studies (Cannito, 2010; Jenkins, 2009; Shirky, 2011), also using the concept of platformization (Van Dijck, 2018).With regard to the use of interfaces, contributions from Human-Computer Interaction (Manovich, 2001; Norman, 1998) and Interaction Design (Roger, Sharp & Preece, 2013) were incorporated.;
Palavras-chave Globoplay; Plataformização; Telespectador-usuário; Audiovisualidades; Arqueologia da mídia; Platformization; Viewer-user; Audiovisualities; Media archaeology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13140;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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