Autor |
Silva, Jóice Cristiane da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1338431873370155; |
Orientador |
Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0850914521365876; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Beleza digital na plataforma Instagram: uma análise da influência dos filtros na construção da identidade e cidadania comunicativa feminina; |
Resumo |
Este estudo tem, como tema central, uma compreensão profunda das influências dos filtros embelezadores no Instagram na definição de beleza, identidade feminina e cidadania comunicativa. O objetivo geral é analisar de que maneira os filtros embelezadores e as possibilidades de edição de fotos no Instagram repercutem na forma como as mulheres definem o que é belo, e como constroem sua cidadania comunicativa. Os objetivos específicos são (a) analisar como o Instagram contribui na formação dos padrões de beleza e da identidade feminina no contexto atual; (b) problematizar como estas sujeitas comunicantes definem o que é belo e materializam este através de suas postagens na plataforma Instagram; (c) investigar como a cidadania comunicativa é influenciada pelo uso de filtros no Instagram, considerando a autoimagem e o significado de beleza para as mulheres; (d) explorar a percepção das mulheres sobre a representatividade de diferentes corpos, etnias e idades nas mídias sociais, visando compreender como esses padrões impactam a diversidade de concepções de beleza; e (e) analisar o papel da pesquisa e reflexão pessoal na formação da pesquisadora enquanto profissional, pensadora e agente de transformação no campo das ciências da comunicação. O problema de pesquisa proposto para o estudo foi: “de que maneira os filtros e possibilidades de edição de fotos do Instagram repercutem na forma como as mulheres definem beleza e constroem sua identidade. Como a visão de sua própria imagem editada pode mudar sua percepção de beleza e criar um desejo material de transformar a imagem em realidade?” Para tanto, utilizou-se o método exploratório e descritivo, por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa etnográfica em ambiente digital, com aplicação de dois instrumentos de coleta, quais sejam questionários e entrevistas. A análise dos dados obtidos nas entrevistas recebeu tratamento qualitativo, com análise de conteúdo em profundidade e os questionários receberam tratamento qualitativo e quantitativo por meio de análise de discurso e de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que a construção da identidade feminina é um processo intricado, influenciado por diversos fatores além da simples aparência física. A valorização da diversidade e a desconstrução de padrões de beleza irreais são destacadas como elementos essenciais para uma construção de identidade mais saudável e positiva. A observação de ambiguidades na comunicação das mulheres nas redes sociais revela uma notável insegurança associada ao uso dessas plataformas. Apesar de algumas mulheres afirmarem não serem afetadas, a análise indica que, dentro da dinâmica das interações digitais, há uma influência significativa na adoção de padrões sugeridos pela própria plataforma. A dicotomia entre a autopercepção de resistência à influência externa e a evidência de conformidade com as expectativas da plataforma destaca a complexidade das interações online e suas implicações na construção da imagem digital das mulheres. Este cenário ressalta a importância de questionar e colocar em crise os padrões estabelecidos, reconhecendo a multiplicidade de perspectivas e a necessidade de uma abordagem crítica em relação às influências nas redes sociais.; |
Abstract |
The central theme of this study is an in-depth understanding of the influences of beauty filters on Instagram on the definition of beauty, female identity and communicative citizenship. The general objective is to analyze how beautifying filters and the possibilities of editing photos on Instagram have an impact on the way women define what is beautiful, and how they construct their communicative citizenship. The specific objectives are (a) to analyze how Instagram contributes to the formation of beauty standards and female identity in the current context; (b) to problematize how these communicating subjects define what is beautiful and materialize it through their posts on the Instagram platform; (c) to investigate how communicative citizenship is influenced by the use of filters on Instagram, considering self-image and the meaning of beauty for women; (d) explore women's perception of the representativeness of different bodies, ethnicities and ages on social media, in order to understand how these standards impact the diversity of conceptions of beauty; and (e) analyze the role of research and personal reflection in the researcher's training as a professional, thinker and agent of transformation in the field of communication sciences. The research problem proposed for the study was: "how Instagram's photo filters and editing possibilities affect the way women define beauty and construct their identity. How can the sight of their own edited image change their perception of beauty and create a material desire to turn the image into reality?" To this end, the exploratory and descriptive method was used, through a literature review, documentary research and ethnographic research in a digital environment, with the application of two collection instruments, namely questionnaires and interviews. The data obtained from the interviews was analyzed qualitatively, using in-depth content analysis, and the questionnaires were treated qualitatively and quantitatively using discourse and content analysis. The results obtained suggest that the construction of female identity is an intricate process, influenced by various factors beyond just physical appearance. Valuing diversity and deconstructing unrealistic beauty standards are highlighted as essential elements for building a healthier and more positive identity. Observing ambiguities in women's communication on social media reveals a notable insecurity associated with the use of these platforms. Although some women claim not to be affected, the analysis indicates that, within the dynamics of digital interactions, there is a significant influence on the adoption of standards suggested by the platform itself. The dichotomy between self-perception of resistance to external influence and evidence of compliance with the platform's expectations highlights the complexity of online interactions and their implications for the construction of women's digital image. This scenario highlights the importance of questioning and putting established standards into crisis, recognizing the multiplicity of perspectives and the need for a critical approach to influences on social networks.; |
Palavras-chave |
Mulheres; Padrões de beleza; Instagram; Filtros; Edição de fotos; Cidadania comunicativa; Women; Beauty standards; Filters; Photo editing; Communicative citizenship; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-03-25; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13134; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |