Autor |
Bastos, Sabrina Cecília Moraes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9777936342094323; |
Orientador |
Fronza, Cátia de Azevedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“O que tu tem pra negociá comigo pra eu não voltá pra guerra?”: juvenicídio educacional em pequenas histórias de jovens em escola de atendimento socioeducativo; |
Resumo |
Embora a educação escolar de jovens em conflito com a lei esteja assegurada em lei (BRASIL, 1990; BRASIL, 2012), na prática, os processos educacionais na socioeducação nem sempre se cumprem, conforme a lei expressa. Frente a essa realidade, nesta tese, em consonância com os objetivos do Projeto “Novos Significados [...]”, busco aprofundar reflexões que partem de percursos, interesses e modos de percepção da realidade de jovens dos anos finais do ensino fundamental, considerando sua condição de ser jovem em meio às suas circunstâncias de vida, privados de liberdade, em medida socioeducativa, e, não por opção, matriculados em uma escola por força de lei. Ao considerarmos as relações intrínsecas entre linguagem e realidade, a pergunta de pesquisa que mobiliza esta tese é assim indicada: o que revelam as performances narrativas em pequenas histórias com relação à escola, perante os percursos de vida de jovens em medida socioeducativa de internação, em contexto de escolarização nos anos finais do ensino fundamental (EF)? Assim, o objetivo geral deste estudo é identificar que Discursos constituem os sentidos de escola, em face aos percursos de vida de adolescentes dos anos finais do EF, em medida socioeducativa de internação, por meio de performances narrativas em pequenas histórias e narrativas imagéticas sobre o ideal de escola. São analisados treze excertos de narrativas e narrativas imagéticas de duas turmas. Para isso, utilizam-se concepções teóricas relativas à Discurso (GEE, 1999, 2004) e visão performativa da linguagem (AUSTIN, 1990; PENNYCOOK, 2004; 2007). Em conjunto com conceitos concernentes à linguagem, as análises também são fundamentadas com base em reflexões teóricas relativas à vulnerabilidade, precariedade e violência (BUTLER, 2016a; 2016b; 2021), em convergência com estudos juvenicídio (VALENZUELA ARCE, 2012, 2021, 2022). Nas performances narrativas em pequenas histórias em foco, é possível identificar que esses jovens têm suas vidas marcadas por um conjunto de desigualdades sociais que começam pelo território e se estendem pela falta de acesso a recursos de infraestrutura urbana, bem como a direitos básicos. O que nos leva a pensar que os Discursos e sentidos, sobre a escola, integram um conjunto de problemas sociais muito mais abrangentes, que ultrapassam o alcance da escola.; |
Abstract |
Although the school education of young people in conflict with the law is guaranteed by law (BRASIL, 1990; BRASIL, 2012), In practice, educational processes in socio-education are not always fulfilled, as stated in the law. Faced with this reality, in this thesis, in line with the objectives of the “New Meanings [...]” project, I seek to deepen reflections that start from the paths, interests and ways of perceiving the reality of young people in the final years of elementary school, considering their condition of being young in the midst of their life circumstances, deprived of freedom, in a socio-educational measure, and, not by choice, enrolled in a school by law. When considering the intrinsic relationships between language and reality, the research question that mobilizes this thesis is indicated as follows: what do narrative performances in short stories reveal in relation to school and the life trajectories of young people in socio-education, in the schooling context in the final years of elementary school? Thus, the general objective of this study is to identify which Discourses constitute the meanings, of school, in the face of the life paths, of adolescents in the final years of Elementary School, in a socio-educational measure, through narrative performances in small stories and imagetic narratives about the ideal school. Thirteen excerpts from narratives and image narratives from two classes are analyzed. For this, theoretical concepts related to Discourse are used (GEE, 1999, 2004) and performative view of language (AUSTIN, 1990; PENNYCOOK, 2004; 2007). In conjunction with concepts concerning language, the analyzes are also based on theoretical reflections relating to vulnerability, precariousness, and violence (BUTLER, 2016a; 2016b; 2021), in convergence with juvenicide studies (VALENZUELA ARCE, 2012, 2021, 2022). In the narrative performances in short stories in focus, it is possible to identify that these young people have their lives marked by a set of social inequalities that begin with the territory and extend to the lack of access to urban infrastructure resources, as well as basic rights. This leads us to think that Discourses and meanings about school are part of a set of much more comprehensive social problems, which go beyond the reach of the school.; |
Palavras-chave |
Performances narrativas em pequenas histórias; Juvenicídio; Socioeducação; Adolescentes privados de liberdade; Anos finais do Ensino Fundamental; Vulnerabilidade; Narrative performances in short stories; Juvenicide; Socioeducation; Teenagers deprived of liberty; Elementary School; Vulnerability; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-12-18; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13122; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |