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Reflexos da obrigatoriedade da auditoria interna em empresas de capital aberto listadas no novo mercado da B3

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Autor Mussoi, Priscila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6415639163804592;
Orientador Kronbauer, Clovis Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Reflexos da obrigatoriedade da auditoria interna em empresas de capital aberto listadas no novo mercado da B3;
Resumo Este estudo investigou os reflexos da obrigatoriedade da auditoria interna nas empresas de capital aberto listadas no Novo Mercado da B3. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 profissionais responsáveis ou envolvidos com o processo de auditoria interna. Posteriormente, os dados foram tratados utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, enquanto muitas empresas já contavam com departamentos de auditoria interna, outras foram impulsionadas a criar ou ajustar suas estruturas devido à exigência regulatória. Observou-se uma preferência por departamentos com equipes próprias, mas com a necessidade de expertise externa em algumas demandas especificas como em tecnologia da informação e cibersegurança. Além disso, foi percebida a exigência de investimento efetivo na atividade, incluindo fiscalização dos órgãos regulatórios para distinguir empresas que agregam valor das que apenas cumprem normas. Essas descobertas oferecem insights sobre os reflexos da obrigatoriedade da auditoria interna no Novo Mercado, destacando a importância de considerar tanto os aspectos regulatórios quanto as complexidades organizacionais para orientar futuras práticas e pesquisas nesta área.;
Abstract This study investigated the consequences of mandatory internal auditing in publicly traded companies listed on B3's Novo Mercado. The research approach was qualitative, in which semi-structured interviews were carried out with 14 professionals responsible for or involved with the internal audit process. Subsequently, the data was processed using Bardin's content analysis. The results showed that, while many companies already had internal audit departments, others were driven to create or adjust their structures due to regulatory requirements. There was a preference for departments with their own teams, but with the need for external expertise in some specific demands, such as information technology and cybersecurity. Furthermore, the requirement for effective investment in the activity was perceived, including supervision by regulatory bodies to distinguish companies that add value from those that merely comply with standards. These findings offer insights into the consequences of mandatory internal auditing in the Novo Mercado, highlighting the importance of considering both regulatory aspects and organizational complexities to guide future practices and research in this area.;
Palavras-chave Auditoria interna; Novo mercado; Obrigatoriedade; B3; Internal audit; New market; Obligatoriness;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-15;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13120;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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