RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Profissional contábil: análise da dicotomia entre a expectativa dos pesquisadores e a efetiva formação dos contadores no Brasil

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Leandra da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0674069830718195;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Alves, Tiago Wickstrom;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Profissional contábil: análise da dicotomia entre a expectativa dos pesquisadores e a efetiva formação dos contadores no Brasil;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo geral desta pesquisa é analisar o alinhamento das expectativas dos pesquisadores em relação as habilidades e competências necessárias para os futuros contadores e a formação desses no Brasil. Para o cumprimento deste objetivo foram primeiramente, estabelecidas as habilidades e competências necessárias para os futuros contadores, por meio de uma revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados Scopus e Google Acadêmico e, tendo como palavras chaves “habilidades, competências, expectativas” e seus respectivos termos em inglês. Paralelamente, foram identificados os cursos de ciências contábeis considerados dinâmicos em termos de crescimento com a aplicação do método estrutural-diferencial, tendo por base os dados do Censo da Educação Superior produzidos pelo INEP. Também, se apurou o nível de aprovação no exame de suficiência dos cursos de ciências contábeis considerados dinâmicos a fim de analisar os cursos em termos de desempenho acadêmico. A coleta dos dados nesta etapa deu-se por meio do site do CFC, entre os anos de 2017 e 2022. Por fim, analisou-se a oferta de disciplinas voltadas para o conhecimento tecnológico nos currículos das IES. Na busca de verificar a coesão entre as habilidades esperadas e as adquiridas pelos contadores. A busca dos currículos ocorreu nos sites das IES e as análises foram realizadas com o apoio do programa Orange Data Mining. Com os resultados das análises constatou-se que existe a necessidade de conhecimentos tecnológicos avançados por parte dos contadores a fim de, capacitarem-se para as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. No entanto, devido a heurísticas e vieses os estudantes estão escolhendo cursos superiores que não conseguem estabelecer um processo formativo que atenda aos requisitos mínimos de formação da área e menos ainda sendo capazes de gerar habilidades e competências relacionadas ao pensamento computacional. Ocorre então, uma dicotomia entre as expectativas dos pesquisadores e as habilidades e competências dos novos profissionais na área contábil. Tem-se, elevada concentração de alunos em cursos com baixa formação técnica e sem inclusão de conteúdos que permitam formar um contador com pensamento computacional. Enquanto uma pequena parcela de estudantes frequenta cursos com um bom embasamento teórico e insuficiente inclusão de conteúdos que permitam os desenvolvimentos de habilidades e competências tecnológicas.;
metadataTrad.dc.subject Heurística; Habilidade; Expectativas; Ciências contábeis;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-04-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13115;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics