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Jornalismo esportivo identificado e futebol no YouTube: um estudo de caso sobre os canais Vozes do Gigante e Fabiano Baldasso

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metadataTrad.dc.contributor.author Ott, Lucas Girardi;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Endler, Sergio Fransico;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Jornalismo esportivo identificado e futebol no YouTube: um estudo de caso sobre os canais Vozes do Gigante e Fabiano Baldasso;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar novas características na produção de conteúdo e no comentário esportivo que emergem a partir do surgimento e crescimento de canais esportivos no YouTube pertencentes a jornalistas esportivos identificados clubisticamente. São objetivos da pesquisa compreender também as características de um movimento que se tornou comum na segunda década dos anos 2000: a transição de profissionais da imprensa esportiva de grandes grupos de comunicação - que utilizam o artifício da imparcialidade editorial em relação aos clubes de futebol - para a produção de conteúdo em canais do YouTube autorais, assumindo a condição de torcedor. No caso da presente pesquisa, torcedores do Sport Club Internacional e trabalhando em seus próprios canais. Para compreender esse cenário, utilizamos como metodologia a Análise de Conteúdo, as Técnicas de Entrevista e o Estudo de Caso. Dessa maneira, observamos a atuação dos canais Vozes do Gigante, gerido pelos jornalistas Alexandre Ernst, Leandro Behs e Lucas Collar e o canal do também jornalista Fabiano Baldasso. As ideias apresentadas por Barros et. al (2021) utilizamos como referência para as características da produção de conteúdo web e novas realidades que se impõem em jornalismo através das novas plataformas. Assis (2010), Brandão (1980) e Marques de Melo (1985), elucidam os conceitos do jornalismo opinativo e Guimarães (2018) nos auxilia na compreensão do comentário esportivo contemporâneo. A pesquisa de da Silva (2017) explica como funciona a plataforma do YouTube para os criadores de conteúdo e suas práticas de monetização. Já o fenômeno da plataformização, é explicado por Barros et. al (2021). O material analisado foi coletado entre janeiro e maio de 2021, em partidas do Campeonato Brasileiro 2020, Campeonato Gaúcho 2021 e da Copa Libertadores da América 2021. As coletas aconteceram via os próprios canais do YouTube Vozes do Gigante e Fabiano Baldasso. As entrevistas com os integrantes do canal Vozes do Gigante foram realizadas nos meses de outubro e novembro de 2021.;
metadataTrad.dc.subject YouTube; Jornalismo esportivo; Jornalista torcedor; Comentário esportivo;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-12-16;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13053;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Jornalismo;


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