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A física do olho humano: ensino de distúrbios visuais através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos

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metadataTrad.dc.contributor.author Alano, Letícia Tonolli;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Cândida Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A física do olho humano: ensino de distúrbios visuais através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos;
metadataTrad.dc.description.resumo O ensino de Física tem sido alvo de diferentes estratégias que visam uma alternativa ao método tradicional, na tentativa de posicionar os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem; uma dessas possibilidades é o emprego de metodologias ativas, um recurso para atrair e estimular os discentes na prática científica. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) surge como uma alternativa metodológica que associa os conhecimentos técnicos às competências indispensáveis à formação de um indivíduo atuante e crítico, uma vez que estimula os estudantes a confrontarem questões e problemas do mundo real de forma significativa. Este trabalho apresenta um projeto sobre o funcionamento do olho humano e distúrbios visuais, fundamentado na metodologia ABP e na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, aliadas ao uso de práticas experimentais. Ele foi elaborado e desenvolvido em conjunto com os alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Canela/RS. A proposta didática, cuja aplicação transcorreu durante sete semanas, contemplou uma aula sobre refração da luz e lentes, assim como um projeto desenvolvido através de quatro tarefas norteadoras, avaliadas através de rubricas, empregando o Instagram como plataforma de divulgação das atividades para a comunidade. As tarefas desenvolvidas englobaram a construção e a consolidação do conhecimento sobre as estruturas do olho humano e alguns distúrbios visuais, relacionando o tema aos conceitos físicos vistos nas aulas de ondulatória e ótica através de pesquisas, apresentações e atividades experimentais. Além dos conhecimentos teóricos, as tarefas também abrangeram o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas fundamentais no percurso acadêmico e profissional. Ao final do projeto, os estudantes responderam a dois questionários, que avaliavam a aprendizagem sobre o tema estudado e a sua percepção sobre a metodologia e o desenvolvimento da proposta didática. Com esses dados, além das observações realizadas ao longo do projeto, pôde-se demonstrar a eficácia da metodologia quanto à aprendizagem dos conteúdos, assim como foi possível avaliar a efetividade da ABP em relação ao engajamento e à motivação dos estudantes na construção do conhecimento, uma vez que 97% deles demonstraram satisfação com a metodologia de ensino, considerando-a mais dinâmica, interessante e criativa. Ademais, os estudantes afirmaram que desenvolveram novas habilidades ao longo do projeto e foram unânimes em responder que tiveram orgulho de apresentá-lo à comunidade.;
metadataTrad.dc.subject Ensino de física; Metodologias ativas; Ótica; Lentes; Experimentação com materiais de baixo custo;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-06-28;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13043;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Física;


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