metadataTrad.dc.contributor.author |
Rocha, Amanda Wolek; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4284810537895097; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Monticelli, Jefferson Marlon; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4655964187026623; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Gestão e Negócios; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Como compreender a legitimidade em ambientes altamente regulados? Um estudo de caso na indústria de EPIs; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Uma indústria regulada é aquela que, para poder operar, necessita seguir e submeter-se a normas e regulamentações. A indústria de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é uma indústria regulada já que existe a obrigatoriedade de seguir inúmeras regulamentações para operar. Esta indústria tem atraído a atenção de pesquisadores nos últimos anos, pois, devido a pandemia do COVID-19, muitos estudos foram realizados especialmente em relação a cadeia de suprimentos. Além disso, seu intenso crescimento e a existência de inúmeras normas e regulamentações que regem a fabricação e comercialização destes produtos a tem tornado uma indústria suscetível ao isomorfismo coercitivo e mimético, dificultando o processo de legitimação das organizações frente aos consumidores. Logo, determinou-se como questão de pesquisa: como agentes institucionais formais influenciam a legitimidade das firmas de uma indústria regulada? Considerando-se que se busca a legitimidade a fim de acessar um determinado mercado ou aumentar o campo de atuação, e que as instituições criam regras para a legitimação das organizações, esta pesquisa tem uma relevância na estratégia das firmas porque a falta de percepção de legitimidade prejudica o desempenho das organizações em seu mercado. A fim de responder à questão proposta, se realizou um estudo de caso, com treze entrevistas semiestruturadas, com representantes de fabricantes de EPIS, seus fornecedores e seus clientes; além de agentes institucionais formais e profissionais do setor. Portanto, este estudo contribui no campo teórico ao analisar a legitimidade oferecida pelos agentes institucionais formais às organizações de uma indústria regulada, percebe-se que, embora os agentes institucionais formais estejam atuando de acordo com o esperado, eles não tem conseguido oferecer legitimidade às industrias frente a seus clientes; no campo empírico contribui com as organizações deste setor auxiliando-as a entender como as instituições afetam a percepção de legitimidade no mercado em que atuam; e contribui para as políticas públicas ao demostrar a necessidade de maior atuação do órgão regulamentador através de fiscalizações e divulgação da importância da certificação.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
A regulated industry is one that, in order to operate, needs to follow and submit to rules and regulations. The Personal Protective Equipment (PPE) industry is a regulated industry as there is an obligation to follow numerous regulations in order to operate. This industry has attracted the attention of researchers in recent years, as, due to the COVID-19 pandemic, many studies were carried out especially in relation to the supply chain. Furthermore, its intense growth and the existence of numerous standards and regulations that govern the manufacturing and marketing of these products have made it an industry susceptible to coercive and mimetic isomorphism, making the process of legitimizing organizations vis-à-vis consumers difficult. Therefore, the research question was determined: how do formal institutional agents influence the legitimacy of firms in a regulated industry? Considering that legitimacy is sought in order to access a certain market or increase the field of activity, and that institutions create rules for the legitimation of organizations, this research is relevant in the firms' strategy because the lack of perception of legitimacy harms the performance of organizations in their market. In order to answer the proposed question, a case study was carried out, with thirteen semi-structured interviews, with representatives of PPE manufacturers, their suppliers and their customers, in addition to formal institutional agents and professionals in the sector. Therefore, this study contributes to the theoretical field by analyzing the legitimacy offered by formal institutional agents to organizations in a regulated industry. Although formal institutional agents are acting in accordance with expectations, they have not been able to offer legitimacy to industries. in front of your customers, in the empirical field, it contributes to organizations in this sector, helping them to understand how institutions affect the perception of legitimacy in the market in which they operate; and contributes to public policies by demonstrating the need for greater action by the regulatory body through inspections and publicizing the importance of certification.; |
metadataTrad.dc.subject |
Teoria institucional; Legitimidade; MTE; EPI; Institutional theory; Legitimacy; Labor Ministry; PPE; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2023-12-20; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12981; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |