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Avaliação do impacto do tráfego de veículos rodoviários de carga com sobrepeso na vida útil dos pavimentos flexíveis pelo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa)

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Autor Fraga, Gabriela Guimarães de;
Orientador Bruxel, Danielle de Souza Clerman;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4166626752660120;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Avaliação do impacto do tráfego de veículos rodoviários de carga com sobrepeso na vida útil dos pavimentos flexíveis pelo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa);
Resumo Entre os fatores que têm comprometido o desempenho dos pavimentos rodoviários brasileiros, nos últimos anos, destacam-se não apenas o aumento contínuo do volume de tráfego de veículos pesados e a ampliação das capacidades de carga, mas especialmente a prática de circulação com cargas acima dos limites legais estabelecidos, associada às fugas e desvios dos postos de fiscalização. Outro fator influente refere-se à legislação, a qual define os pesos máximos permitidos por eixo nos veículos e estabelece tolerâncias aceitáveis na fiscalização dos pesos dos veículos. No entanto, ao dimensionar os pavimentos, os projetistas devem levar em consideração apenas o valor máximo permitido por lei, sem incorporar essas tolerâncias. As consequências dos fatores relacionados são demonstradas por meio de problemas estruturais nas rodovias, sendo que os principais defeitos causados pelo excesso de carga são o surgimento de trincas por fadiga e a deformação permanente, que são os afundamentos de trilha de roda. Diante do exposto, foram analisados oito níveis de tráfegos diferentes, com número N nas grandezas 10଺ , 10଻ e 10଼ , coletados de oito pontos de contagem distintos pelo PNCT (DNIT), dos seguintes locais no Brasil: BR-420/BA km 311, BR-135/BA km 339, BR-287/RS km 409, BR-282/RS km 362, BR-116/MG km 553, BR-116/RS km 226, BR-116/SP km 119 e BR-116/SP km 437. A avaliação do impacto da sobrecarga nos eixos foi realizada pelo software MeDiNa, através de cinco cenários de acréscimos de sobrecarga dispostos, em que foram simulados para cada um dos trechos os incrementos de 5%, 12,5%, 20% e 30% aplicados nos eixos de metade dos veículos. O fator preponderante para a deterioração dos pavimentos ao longo da vida útil pelo método MeDiNa foi o trincamento por fadiga. Diante da aplicação da sobrecarga, os resultados apontaram um aumento expressivo das ocorrências de trincas em todas as rodovias. De acordo com as análises e resultados obtidos no MeDiNa, a proporção dos danos são similares tanto em estruturas delgadas, dimensionadas para tráfego leve, quanto em pavimentos mais robustos, projetados para tráfegos mais pesados. Ressalta-se que o incremento de 12,5% de sobrecarga, limite da tolerância atual por eixo, pode causar um aumento de mais de 22% do trincamento comparado ao efeito do tráfego desses veículos sem incremento de carga no mesmo período. Alguns dos principais resultados obtidos mostraram que a tolerância de até 5% do PBT nas pesagens pode reduzir em aproximadamente 11% a vida útil projetada do pavimento, e o acréscimo de 12,5% de carga acima do limite reduz aproximadamente 30% da estimativa inicial. Os resultados indicaram ainda que um incremento de carga de 20% e 30% por eixo resulta em reduções percentuais de cerca de 45% e 62% na vida útil das vias, respectivamente. O desenvolvimento do presente trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da engenharia rodoviária e para o avanço das técnicas de planejamento, construção e manutenção das rodovias, visando contribuir para a mobilidade eficiente, o desenvolvimento econômico e melhorias para a sociedade como um todo.;
Palavras-chave Desempenho dos pavimentos; Brasil; MeDiNa; Deterioração de pavimentos; Sobrecarga;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-06-28;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12967;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


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