RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise da implantação do PBQP-H em uma construtora em Novo Hamburgo/RS: estudo de caso

Mostrar registro simples

Autor Ghem, Matheus Bento;
Orientador Patzlaff, Jeferson Ost;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2712578901983583;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise da implantação do PBQP-H em uma construtora em Novo Hamburgo/RS: estudo de caso;
Resumo A busca pelo aumento da qualidade nos empreendimentos na construção civil vem aumentando nos últimos anos, levando as empresas buscarem pela certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat para aumentarem a qualidade de suas obras e terem opção de novas fontes de financiamento através do Programa Casa Verde Amarela. Com base nesse contexto, através deste estudo de caso, foi analisada a implantação do PBQP-H em uma empresa em Novo Hamburgo, buscando-se entender os principais pontos a serem analisados durante a implantação do sistema. Como método de pesquisa, verificou-se a satisfação tanto dos colaboradores internos que estão construindo o edifício, quanto a satisfação do cliente final com a entrega do último empreendimento e verificou-se as principais diferenças que ocorreram na empresa e nas obras através de entrevista com o engenheiro responsável da empresa, relatando o antes e depois da implantação do PBQP-H. Entre os principais resultados obtidos, pode-se destacar o aumento de qualidade nos empreendimentos entregues devido a implantação do PBQP-H que através do aumento de controle dos materiais utilizados, sistematização na verificação dos serviços realizados e auxílio no planejamento de obras, obteve-se na entrega do último empreendimento 98,52 % de satisfação dos clientes no soma do muito bom + bom na pesquisa realizada na entrega dos apartamentos para cada cliente. A necessidade da realização de diversos novos documentos, auxiliaram a empresa a qualificar todo o seu processo construtivo, melhorando o controle da mão-de-obra através dos treinamentos realizados, além de buscar constantemente por fornecedores certificados e qualificados que cumpram os requisitos normativos. Os colaboradores internos da obra que constroem o edifício, são fundamentais para realizarem os serviços com qualidade para que se tenha uma excelente satisfação pelo cliente final, sendo assim, foi realizado a pesquisa de satisfação com os colaboradores internos para saber sua satisfação com o seu local de trabalho, relação com a empresa e colegas de trabalho e treinamentos recebidos, onde obteve-se o resultado de 96,87% na soma do muito bom + bom, além de saber sobre o seu conhecimento com a política da qualidade da empresa e sistema de gestão da qualidade.;
Palavras-chave Qualidade; Construção civil; PBQP-H; Edificação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-02;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12958;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística