Autor |
Seiva, Carlos Eduardo Marques; |
Orientador |
Silva, Lisiane Vasconcellos da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0114774058572308; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A apropriação da plataforma Reclame Aqui como balizadora na gestão da imagem e reputação organizacional na era da informação: um estudo exploratório; |
Resumo |
A pesquisa de caráter exploratório aqui apresentada neste trabalho de
conclusão do curso de Bacharelado de Administração pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos objetivou o estudo da plataforma Reclame AQUI, a fim de
compreender, a partir de análises de conteúdo, o uso desta como uma ferramenta
de gerenciamento reputacional por parte das organizações. Utilizou-se a
metodologia netnográfica em uma abordagem qualitativa. Os objetivos específicos
propostos envolviam uma observação aprofundada do funcionamento do Reclame
AQUI e seus mecanismos internos, uma apresentação das empresas selecionadas,
Mercado Pago; Banco Inter; 123milhas, Amazon e iFood para o estudo e a análise
de cinco publicações realizadas nas páginas de cada uma das respectivas
empresas. Obteve-se ao longo desta pesquisa compreensões importantes em
relação ao comportamento dos consumidores e, principalmente, das empresas em
relação às reclamações públicas que recebem. Para além, pôde-se adquirir
entendimentos sobre a importância das relações de atendimento e suporte como
mecanismos relevantes para evitar adversidades reputacionais junto aos clientes e
parceiros que a empresa tem.; |
Palavras-chave |
Reclame Aqui; Reputação organizacional; Imagem; Identidade; Experiência do cliente; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-07-05; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12841; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Administração; |