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Interação universidade-empresa e geração de inovação tecnológica: um estudo de múltiplos casos das empresas do setor farmacêutico do Rio Grande do Sul

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Autor Isse, Kátia Fernanda;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7490802235300072;
Orientador Alves, Tiago Wickstrom;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
Co-orientador Spricigo, Gisele;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4956923283034044;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Interação universidade-empresa e geração de inovação tecnológica: um estudo de múltiplos casos das empresas do setor farmacêutico do Rio Grande do Sul;
Resumo Esta tese tem como tema a análise da relação entre a interação universidade-empresa e a geração de inovação tecnológica pelas firmas do setor farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, direcionada pela seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos empresários sobre a relação com as universidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus processos produtivos? Assim, a pesquisa apresenta como objetivo central analisar a percepção das empresas para entender a geração de inovação tecnológica na interação com a universidade. Do ponto de vista metodológico, foram analisadas três empresas no segmento farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, que tiveram interações com grupos de pesquisa das universidades ou instituições vinculadas à atividade de investigação (segundo dados do DGP). Foram empregadas diferentes técnicas de coleta de dados (entrevistas em profundidade, visita técnica, análise de dados secundários e documentos) para contemplar o estudo. Os resultados revelam a importância da universidade para as empresas do Rio Grande do Sul, sendo que a universidade foi o primeiro lugar lembrado por elas para obter conhecimento sobre as Regulamentações de Boas Práticas da ANVISA e adequação ao novo padrão proposto. Foi observada uma alteração significativa na qualificação dos funcionários a partir das novas legislações e regulamentações, pois algumas empresas passaram a levar mestres e doutores para dentro dos seus quadros de colaboradores. Contudo, ainda a relação com as universidades é mantida por sua relevância acadêmica, laboratórios de ponta e custos mais acessíveis, além de, através dos seus pesquisadores, ser possível obter um melhor direcionamento para as estratégias de negócio. Os principais obstáculos identificados por meio dos casos são a morosidade e a desorganização das universidades, como prestadoras de serviços, e a falta de informação sobre as linhas de pesquisa de cada instituição de ensino.;
Abstract Esta tese tem como tema a análise da relação entre a interação universidade-empresa e a geração de inovação tecnológica pelas firmas do setor farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, direcionada pela seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos empresários sobre a relação com as universidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus processos produtivos? Assim, a pesquisa apresenta como objetivo central analisar a percepção das empresas para entender a geração de inovação tecnológica na interação com a universidade. Do ponto de vista metodológico, foram analisadas três empresas no segmento farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, que tiveram interações com grupos de pesquisa das universidades ou instituições vinculadas à atividade de investigação (segundo dados do DGP). Foram empregadas diferentes técnicas de coleta de dados (entrevistas em profundidade, visita técnica, análise de dados secundários e documentos) para contemplar o estudo. Os resultados revelam a importância da universidade para as empresas do Rio Grande do Sul, sendo que a universidade foi o primeiro lugar lembrado por elas para obter conhecimento sobre as Regulamentações de Boas Práticas da ANVISA e adequação ao novo padrão proposto. Foi observada uma alteração significativa na qualificação dos funcionários a partir das novas legislações e regulamentações, pois algumas empresas passaram a levar mestres e doutores para dentro dos seus quadros de colaboradores. Contudo, ainda a relação com as universidades é mantida por sua relevância acadêmica, laboratórios de ponta e custos mais acessíveis, além de, através dos seus pesquisadores, ser possível obter um melhor direcionamento para as estratégias de negócio. Os principais obstáculos identificados por meio dos casos são a morosidade e a desorganização das universidades, como prestadoras de serviços, e a falta de informação sobre as linhas de pesquisa de cada instituição de ensino.;
Palavras-chave Interação universidade-empresa; Inovação; Fármacos; University-company interaction; Innovation; Drugs;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-09-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12816;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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