Autor |
Silva, Lucas Osorio Alves da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1870997030350565; |
Orientador |
Borba, Gustavo Severo de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A expansão do pluriverso: cidades educadoras polifônicas colaborações do design estratégico na construção de uma cidade educadora; |
Resumo |
O Pluriverso é uma concepção que reconhece a existência de múltiplos universos possíveis, apresentando-se como uma alternativa ao opressivo universalismo imposto pela modernidade. A emergência de narrativas, consideradas subalternas, somada ao desafio presente nas questões ambientais, sociais, econômicas e espirituais, demandam soluções sistêmicas para a construção de um futuro mais sustentável, ético e plural. Nesse contexto, o Design Estratégico desempenha um papel fundamental, pois tem a capacidade de revisar evidências do passado, propor novas perspectivas e ações no presente e projetar futuros alternativos, impactando as comunidades de forma significativa. Essa metodologia valoriza o diálogo, a multidisciplinaridade e a criatividade coletiva, contribuindo para a construção de uma perspectiva de Cidade Educadora Polifônica. Esta pesquisa reunirá um conjunto de narrativas construídas pelas comunidades cidadãs, oferecendo uma compreensão intuitiva de como Porto Alegre Cidade Educadora poderá ser edificada, acolhendo diversas perspectivas, dinâmicas sociais e vozes comunitárias. Ao manifestar uma Cidade Educadora Polifônica, via Design Estratégico, é possível expandir o Pluriverso - por meio de mais uma alternativa popular que emerge do Sul Global.; |
Abstract |
The pluriverse is a concept that recognizes the existence of multiple possible universes, presenting itself as an alternative to the oppressive universalism imposed by modernity. The emergence of narratives considered subaltern, coupled with the present challenges in environmental, social, economic, and spiritual matters, demands systemic solutions for the construction of a more sustainable, ethical, and plural future. In this context, strategic design plays a fundamental role as it has the capacity to review evidence from the past, propose new perspectives and actions in the present, and envision alternative futures, significantly impacting communities.This methodology values dialogue, multidisciplinarity, and collective creativity, contributing to the construction of a perspective of an educative polyphonic city. The aim of this research is to bring together a set of narratives constructed by citizen communities, offering an intuitive understanding of how Porto Alegre, the Educative City, can be built by embracing diverse perspectives, social dynamics, and community voices. In advocating for a Polyphonic Educating City through Strategic Design, it becomes possible to broaden the Pluriverse - by means of yet another popular alternative stemming from the Global South.; |
Palavras-chave |
Pluriverso; Design estratégico; Cidade educadora; Pluriverse; Strategic design; Educating cities; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-08-24; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12753; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |