Autor |
Picolo, Cátia Beatriz; |
Orientador |
Meyer, Guilherme Englert Correa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0452457026604900; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise; |
Resumo |
O Design Especulativo preocupa-se com possibilidades, e não com probabilidades, levando-nos a considerar preferências sobre um conjunto de futuros possíveis e as formas pelas quais os objetos que projetamos contribuem ou prejudicam nossas tentativas de construir esses futuros. Trata-se de uma área do Design especialmente caracterizada pelo questionamento e pela discussão de novas ideias de futuro. O Design Especulativo comunica-se por meio de um conjunto de sondas tangíveis, tais como vídeos, histórias, cenários e — foco neste trabalho — exibições. Acreditamos que uma exibição de tendências, projetada de forma inventiva, comportando ideias estimulantes e, muitas vezes, emocionantes, sobre como o futuro poderá ser tem o potencial de provocar questões difíceis e, ao mesmo tempo, fundamentais, como uma nota de advertência sobre como a sociedade deveria evoluir. No entanto, estas abordagens ainda não foram suficientemente concebidas de forma participativa, geralmente restringindo-se a grupos de pesquisadores ou a espaços exclusivos. Julgamos que a inclusão de públicos mais diversos no processo seria de grande contribuição na geração de insights para os designers e para a sociedade, provocando a ruptura dos conceitos sobre o que pode ser feito no presente para que o futuro seja mais acertado. Nossa intenção é entender o potencial das exibições enquanto modo de engajamento do público em tempos de crise. Para buscar cumprir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas fases: a primeira consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar o estado da arte sobre o corpo teórico e, a segunda, em um conjunto de entrevistas individuais aprofundadas e coleta de dados. Dentre as principais descobertas da pesquisa estão a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo para promover o seu engajamento, bem como a superação da relutância demonstrada por grandes patrocinadores em posicionar-se frente a questões críticas atuais ou de eventuais conflitos de interesse.; |
Abstract |
Speculative Design is concerned with possibilities rather than probabilities, leading us to consider preferences about a set of possible futures and the ways in which the objects we design either contribute to or undermine our attempts to build those futures. This is an area of Design especially characterized by questioning and discussing new ideas for the future. Speculative Design communicates through a set of tangible probes, such as videos, stories, sets and — the focus of this work — Exhibitions. We believe that an inventively designed trend display containing stimulating and often exciting ideas about what the future might look like has the potential to raise difficult and fundamental questions as a cautionary note about how society should evolve. However, these approaches have not yet been conceived in a participatory way, generally being restricted to groups of researchers or exclusive spaces. We believe that the inclusion of more diverse audiences in the process would be of great contribution in generating insights for designers and for society, causing the rupture of concepts about what can be done in the present so that the future is more successful. Our intention is to understand the potential of exhibitions as a way of engaging the public in times of crisis. To seek to fulfill this objective, a qualitative and exploratory research was developed, divided into two phases: the first consists of a bibliographical and documental research to identify the state of the art on the theoretical body and, the second, in a set of in-depth individual interviews and data collect. Among the research's main findings are the need for in-depth knowledge of the target audience to promote their engagement, as well as overcoming the reluctance shown by a large number of sponsors on taking a stand on current critical issues or possible conflicts of interest.; |
Palavras-chave |
Design especulativo; Design de exibições; Crise; Público; Speculative design; Exhibition design; Crisis; Public; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-04-05; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |