Resumo:
O presente estudo aborda questões sobre narrativas, construtos sociais e as marcas identitárias que elas sinalizam. Nesta perspectiva, abordaremos as narrativas de professores de espanhol e os processos de construção de identidade docente que identificam os profissionais dessa área. Objetivamos, com isso, investigar como docentes de língua espanhola performam sua identidade em narrativas sobre a sua prática profissional, bem como analisar as diferentes concepções de identidades apresentadas nos discursos dos participantes em suas narrativas de experiência pessoal e compreender os níveis de posicionamentos discursivos que estão envolvidos na construção identitária em narrativas sobre a prática do docente de Língua Espanhola. Estes, partem da ideia de como a linguística auxilia os pares que, como eu, docente de LE, se encontram em um viés ideológico e social, em que nossa disciplina não é amparada por políticas públicas e tampouco inserida em políticas linguísticas que garantam uma equidade ao ensino. Nossa metodologia propõe uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando alegações de conhecimento socialmente constituídas, tendo como objetivo analisar a construção identitária dos professores de língua espanhola em narrativas sobre a prática docente. Para isso, trabalharemos com entrevistas, a fim de demonstrar através das narrativas de professores de língua espanhola, como se identificam e identificam os demais nesta construção social que é o lecionar. Para trabalhar com as análises, escolhemos utilizar duas formas de observação: as lâminas de análise de Biar (BASTOS; BIAR, 2015) e os três níveis de posicionamento de Bamberg (2002). A partir disso, tivemos as entrevistas realizadas e o processo de decomposição das falas em interpretações com base na construção identitária da pesquisadora que se sente intimamente ligada às práticas citadas e fortemente afetada pelo tema da pesquisa. Como resultado, temos a sinalização de que ambos os docentes, mesmo sem se conhecer, defendem uma linha de análise em que apresentam a docência e suas possibilidades, trazendo à tona necessidades emergentes sobre a LE, uma vez que também demonstram um cenário de luta, referindo-se do macro ao micro, como nas lâminas de análise de Biar (BASTOS; BIAR, 2015), e exemplificam o cenário atual, como cenário de luta.