Autor |
Petry, Daniele Susana; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8587526815811353; |
Orientador |
Fronza, Cátia de Azevedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
‘Inglês para o futuro’ : reflexões sobre investimentos de aprendizes e de seus familiares na aprendizagem de língua inglesa; |
Resumo |
A presente dissertação tem foco no aprendiz de língua inglesa como língua adicional. Com base na geração de narrativas orais e multimodais (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014) de aprendizes adolescentes e seus responsáveis, o objetivo desta pesquisa é compreender o que lhes impulsiona a buscar e investir em um curso livre de inglês. Entre os conceitos em foco, faz-se menção ao que se entende como língua franca, língua estrangeira e língua adicional, com base em Jordão (2014) e Ramos (2021), e em como esses termos aparecem nos documentos que definem as aprendizagens escolares essenciais (BRASIL, 2018; RIO GRANDE DO SUL, 2009; RIO GRANDE DO SUL, 2018). Em seguida, o foco incide sobre um dos estudos que versa sobre motivação para aprender uma língua adicional (DÖRNYEI, 1998). Entre outras reflexões, enfatiza-se também a noção de investimento, proposta inicialmente por Bourdieu (1986), ampliada por Norton Peirce (1995) e Norton (2000). Participaram da pesquisa quatro aprendizes adolescentes matriculadas em um curso livre de inglês e seus respectivos responsáveis. Os dados foram gerados com base nas respostas dos adolescentes a um questionário sobre o qual se manifestaram sobre seu contexto escolar e seu contato com a língua inglesa. Em seguida, cada aprendiz participou de uma entrevista semiestruturada, a partir da qual se obtiveram narrativas sobre o inglês em suas vidas, suas expectativas e percepções sobre a aprendizagem da língua inglesa na escola regular e no curso de inglês. Houve ainda entrevistas com os responsáveis por essas adolescentes, os quais também indicaram suas percepções quanto à língua inglesa para suas filhas, complementando os dados em foco. Os resultados indicam que há um investimento econômico e emocional da parte das aprendizes e de seus responsáveis em relação ao futuro das jovens. Em adição a isso, os contextos social e familiar parecem se relacionar com o investimento feito, indicando expectativas em relação ao aprendizado da língua no curso e na escola regular, como também no que esse aprendizado pode proporcionar.; |
Abstract |
The present research focuses on the English language learner as an additional language. Based on the generation of oral and multimodal narratives (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014) of adolescent learners and their guardians, this research aims to understand what drives them to seek and invest in an English course at a private language school. Among the concepts in focus, a mention is made to what is understood as lingua franca, foreign language and additional language, based on Jordão (2014) and Ramos (2021), and how these terms appear in the documents that define the essential school learning (BRASIL, 2018; RIO GRANDE DO SUL, 2009; RIO GRANDE DO SUL, 2018). Then, the focus is on one of the studies that deals with motivation to learn an additional language (DÖRNYEI, 1998). Among other reflections, emphasis is also placed on the notion of investment, initially proposed by Bourdieu (1986), expanded by Norton Peirce (1995) and Norton (2000). Four teenage learners enrolled in an English course at a private language school and their respective guardians participated in the research. Data were generated based on the adolescents' responses to a questionnaire in which they manifested themselves about their school context and their contact with the English language. Then, each learner participated in a semi-structured interview, from which narratives about English in their lives, their expectations and perceptions about English language learning in regular schools and in the English course were obtained. There were also interviews with the adolescents’ guardians, who also indicated their perceptions to the English language for their daughters, complementing the data in focus. The results indicate that there is an economic and emotional investment by the learners and their guardians in relation to the girls’ future. In addition, the social and family contexts seem to be related to the investment made, indicating expectations regarding language learning in the course and in regular school, as well as what this learning can provide.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem de língua inglesa; Aprendizes adolescentes; Curso livre de inglês; Investimento; English language learning; Adolescent learners; Private language school; Investment; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-02-24; |
Agência de fomento |
Fundo Pe. Theobaldo Frantz; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12539; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |