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Educação ambiental no Parque Dr. Tancredo de Almeida Neves - Cachoeirinha/RS: proposta de trilha interpretativa

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Autor Denardi, Yagho Bianchini;
Orientador Oliveira, Juliano Morales de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9881056159697615;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação ambiental no Parque Dr. Tancredo de Almeida Neves - Cachoeirinha/RS: proposta de trilha interpretativa;
Resumo A constante urbanização é uma ameaça à integridade dos ecossistemas e, portanto, aos serviços essenciais que prestam às populações das próprias cidades. Em uma vida urbana cada vez mais agitada, a sociedade por vez acaba se afastando dos ambientes naturais, o que causa dessensibilização quanto a necessidade da preservação e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. No processo de reaproximação do homem com a natureza, a Educação Ambiental (EA) se mostra uma potente ferramenta. Dentro da EA, as trilhas interpretativas são um recurso metodológico bastante valioso em sua aplicação. Tratando-se de percursos em meio a um hábitat, sua função vivencial atua na construção de conhecimentos que geram conscientização e sensibilização, além de oportunizarem o acesso da sociedade à essas áreas de grande beleza cênica, aproximando-a. O Parque Natural Dr. Tancredo de Almeida Neves (Cachoeirinha / RS) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral onde está localizado o Centro de Educação Ambiental Francisco de Medeiros, que atua desde a década de 1990 no processo de EA, com uma variada gama de atividades voltadas para ensino formal e informal. Reverberando positivamente na reflexão homem-natureza, o presente trabalho se propôs a descrever o histórico do Parque, bem como planejar uma modalidade de trilha interpretativa que aborda o processo de regeneração do ecossistema através do processo de sucessão ecológica, buscando fundamentar a importância das UCs em possibilitarem a ocorrência desse fenômeno de forma expressiva. Inicialmente, a área que corresponde à UC seria suprimida para a construção de um loteamento residencial, o que não aconteceu pela articulação social que demandou a proteção da área. Desde então, o Parque sofreu uma brusca mudança no que tange ao seu uso: inicialmente um parque urbano utilizado para fins recreativos que era alvo de intensa atividade antrópica, para enfim tornar-se de fato uma Unidade de Conservação. A cessação dos fatores de estresse, possibilitaram que o ecossistema - uma formação de Floresta Estacional Semidecidual - se regenerasse ao longo do tempo através do processo de sucessão ecológica. A pesquisa para elaboração da trilha foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2019, dividida em quatro etapas: revisão documental; pré-diagnóstico em campo; elaboração e planejamento da Ação de EA e georreferenciamento e mapeamento. Como resultado, foi gerada uma proposta de trilha interpretativa que objetivou a 5 abordagem do processo sucessional da floresta, utilizando espécies arbóreo arbustivas e suas relações ecológicas para evidenciá-lo. Além desses componentes, outros elementos potenciais foram utilizados para enriquecer a mesma. Ao todo foram selecionadas 24 espécies distribuídas em 16 famílias botânicas. A trilha foi estruturada visando o ensino formal e informal de EA. Embora a proposta possa ser aplicada para todas as faixas etárias, o público-alvo consiste no sétimo e novo ano do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio. Com 19 pontos de parada distribuídos em 1118 metros, a duração planejada prevista para a aplicação é de 1h40. Com o caráter educacional e informativo dessa ação de EA, espera-se gerar a aproximação e sensibilização social através de futuras aplicações. Assim, promovendo compreensão a respeito da existência e a importância de UCs como o Parque Natural Municipal Dr. Tancredo de Almeida Neves.;
Palavras-chave Sociologia ambiental; Urbanização; Conservação da biodiversidade; Unidades de conservação; Sucessão ecológica; Mata Atlântica;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12509;
Nivel Graduação;
Curso Ciências Biológicas;


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